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dc.contributor.advisorVidor, Gabriel
dc.contributor.authorFontes, Gustavo Gastardelli de Oliveira
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherMedeiros, Janine Fleith de
dc.contributor.otherNicaretta, Leandro
dc.contributor.otherCunha, George Henrique de Moura
dc.date.accessioned2025-06-02T12:16:28Z
dc.date.available2025-06-02T12:16:28Z
dc.date.issued2025-05-30
dc.date.submitted2024-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14589
dc.descriptionVários elementos impactam, de maneira direta ou indireta, o crescimento de uma empresa, trazendo benefícios ou desvantagens ao negócio. No caso de instituições de ensino superior, que respondem diretamente pelo nível de qualidade da educação de seus alunos, a importância de uma gestão organizacional estratégica se torna primordial, especialmente quando se considera os impactos deixados pela pandemia da Covid-19, promovendo um avanço expressivo do número de instituiçoes ofertando serviços de ensino a distância, o que fez com que a concorrência se tonasse ainda mais acirrada desde então. É importante refletir que todas as empresas enfrentam diversos tipos de riscos operacionais, financeiros e de mercado de maneira geral. Esses riscos estão ligados aos próprios processos administrativos e podem afetar uma ou mais áreas de atuação dentro da organização. Diante disto, a presente pesquisa versa sobre o planejamento estratégico organizacional. Tem-se como objetivo analisar a importância do planejamento estratégico em Instituições de Ensino Superior que atuam no Brasil. Especificamente, objetiva-se ponderar acerca dos recursos de gestão empregados nas IES públicas e privadas do país, para identificar as possíveis lacunas operacionais relacionadas a níveis mais baixos de desempenho nestas organizações e, por fim, apresentar um estudo prático sobre o entendimento de Executivos acerca de aspectos do planejamento estratégico empregado em sua IES de origem. A partir de uma pesquisa teórica, associada a uma pesquisa empírica, verificou-se que os modelos de estratégias de gestão para as IES permitem avaliar a eficácia e o desempenho das referidas instituições, identificando aspectos que podem influenciar nos baixos resultados. Conclui-se que a implementação de ações estratégicas de gestão tendem a favorecer para a otimização dos resultados está relacionada às escolhas feitas, demandando que os líderes tenham a habilidade de enfrentar os desafios do mercado, atuando de maneira estratégica e unindo informações para assegurar uma operação eficiente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractSeveral elements impact, directly or indirectly, the growth of a company, bringing benefits or disadvantages to the business. In the case of higher education institutions, which are directly responsible for the level of quality of education of their students, the importance of strategic organizational management becomes paramount, especially when considering the impacts left by the Covid-19 pandemic, promoting a significant advance in the number of institutions offering distance learning services, which has made competition even fiercer since then. It is important to reflect that all companies face different types of operational, financial, and market risks in general. These risks are linked to the administrative processes themselves and can affect one or more areas of activity within the organization. In view of this, the present research deals with organizational strategic planning. The objective is to analyze the importance of strategic planning in Higher Education Institutions operating in Brazil. Specifically, the objective is to ponder on the management resources employed in public and private HEIs in the country, to identify possible operational gaps related to lower levels of performance in these organizations and, finally, to present a practical study on the understanding of Professors about aspects of strategic planning employed in their HEIs of origin. From a theoretical research, associated with an empirical research, it was found that the management strategy models for HEIs allow the evaluation of the effectiveness and performance of these institutions, identifying aspects that can influence the low results. It is concluded that the implementation of strategic management actions tends to favor the optimization of results is related to the choices made, demanding that leaders have the ability to face the challenges of the market, acting strategically and uniting information to ensure an efficient operation. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Planejamentopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectCollege teachingen
dc.subjectUniversities and colleges - Planningen
dc.subjectManagementen
dc.titlePlanejamento estratégico nas instituições de ensino superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2234594726740313pt_BR
mtd2-br.author.lattesGASTARDELLI, Gustavo.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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