Formação continuada de professores de matemática de uma rede municipal de ensino : perspectivas para inovação na educação

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Date
2025-07-03Author
Dall'Acua, Graziele
Orientador
Morés, Andréia
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A presente tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de Pesquisa "Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão", tem como objeto de estudo investigar formação continuada para professores de Matemática que atuam nos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de Flores da Cunha - RS. O objetivo geral foi analisar aspectos da formação continuada com professores de Matemática que atuam com estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Flores da Cunha - RS, de modo a constituir práticas pedagógicas que possibilitassem a inovação. O referencial teórico adotado fundamenta-se, principalmente, em Paulo Freire (1996), Antônio Nóvoa (2009, 2019, 2021, 2023) e Francisco Imbernón (2009), entre outros autores que subsidiam as reflexões propostas. A pesquisa também se apoia nas concepções epistemológicas que tratam do professor de Matemática e do cotidiano escolar, com base nos estudos de Fernando Becker (2012). O método adotado foi de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, fundamentado na estratégia da pesquisa-ação e em uma perspectiva dialética. Os instrumentos de investigação incluíram análise de documentos educacionais do município e uma formação continuada para professores de Matemática, estruturada em dois momentos pedagógicos, constituídos por podcast e grupo de estudos. Os dados foram construídos por meio de registros em diário de campo e analisados com base em abordagem inspirada nos fundamentos da Análise Textual Discursiva, conforme os pressupostos de Moraes e Galiazzi (2007). Da análise do corpus empírico resultaram três categorias: planejamento, professor de Matemática e inovação. Os resultados indicam que a formação continuada contribuiu para a reflexão crítica sobre o planejamento pedagógico, promovendo práticas que possibilitem a inovação e o fortalecimento da identidade profissional dos professores protagonistas da pesquisa. Os depoimentos evidenciam, ainda, que a formação continuada, quando articulada ao contexto real de atuação e pautada no protagonismo do professor, tem influência na qualificação do ensino e no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Portanto, esta tese defende que ao colocar o professor como centro do processo formativo, uma formação continuada sustentada na escuta atenta e no diálogo colaborativo, configura-se como uma ação inovadora, pois possibilita que o próprio professor pense, reflita e ressignifique sua prática junto a seus pares, promovendo mudanças que qualificam os processos educacionais e potencializam a inovação na educação. Sendo assim, a proposta de formação continuada direcionada aos professores de Matemática consolidou-se como uma inovação pedagógica no contexto da Rede Municipal de Ensino de Flores da Cunha, revelando-se uma experiência formativa potente, com forte potencial para se constituir em política pública municipal e possibilitar sua replicação e adaptação a outros contextos educacionais. [resumo fornecido pelo autor]