Desdobramentos psicossociais do diagnóstico em famílias de crianças com transtorno do espectro autista
Fecha
2025-07-10Autor
Silva, Amanda Daysê Loureiro Serra e
Orientador
Maggi, Alice
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação tem como objetivo analisar os desdobramentos psicossociais do diagnóstico em família de crianças do Transtorno do Espectro Autista, visando descrever aspectos gerados nestas instituições familiares, e para isso, desenvolver um produto técnico que os auxilie. Esta pesquisa consiste em um estudo de campo com natureza qualitativa do tipo descritivo, utilizando a análise de conteúdo de Bardin para analisar as entrevistas. Foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas, sendo convidado a participar deste estudo apenas um membro de cada família que possuem crianças diagnosticada com TEA, sendo necessário que este atendesse a todos os critérios de inclusão. A pesquisa foi realizada em uma clínica multiprofissional na referida cidade. Dentre os participantes do estudo, três eram mães, um pai e uma tia materna. Os dados obtidos foram analisados e divididos em categorias, conforme a análise de conteúdo. As três categorias analisadas neste estudo foram: "aspectos psicossociais do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista"; "família e rede de apoio"; e "particularidades das famílias". Contudo, este
estudo demonstrou que as famílias de crianças com TEA apresentam aspectos característicos comuns entre si e também aspectos subjetivos, intrínsecos e específicos que são moldados diante de suas próprias experiências e do fluxo de suas dinâmicas familiares. A partir dos dados encontrados, foi desenvolvido uma cartilha de apoio para as famílias que estão inseridas no contexto do TEA, com o objetivo de fornecer orientações práticas e suporte nos desafios diários. [resumo fornecido pelo autor]