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Avaliação das habilidades motoras grossas em crianças com Transtorno do Espectro Autista: diferenças entre os níveis de suporte

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TCC Tais Peterle e Daiane Fernanda Schneider.pdf (364.7Kb)
Date
2025-07-18
Author
Schneider, Daiane Fernanda
Peterle, Taís
Orientador
Saccani, Raquel
Metadata
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Abstract
Introdução: As alterações nas habilidades motoras grossas implicam diretamente no prognóstico funcional e na qualidade de vida de crianças autistas, podendo variar conforme o nível de suporte. Objetivo: Avaliar as alterações motoras grossas de crianças autistas de 4 a 6 anos de idade, buscando verificar a relação com os níveis de suporte. Métodos: Estudo observacional, descritivo e transversal, composto por 26 crianças, de ambos os sexos, divididos em três grupos de acordo com a idade (grupo A: 9 crianças com 4 anos, grupo B: 10 crianças com 5 anos e grupo C: 7 crianças com 6 anos). Foi utilizado questionário de identificação e o nível de suporte, informado em prontuário, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. Para a avaliação das habilidades motoras foi utilizada a Gross Motor Assessment Autism (GMA- AUT). Para descrição das variáveis foi utilizada estatística descritiva. Resultados: Em ambos os grupos analisados, à medida que aumenta o nível de suporte, há uma piora no desempenho das habilidades motoras, refletida na redução dos percentis da GMA-AUT. Verifica-se também que o percentil, para cada nível de gravidade, aumentou com o avançar da idade. Conclusão: Os níveis de suporte podem interferir nas habilidades motoras de crianças autistas e, com o avançar da idade, as habilidades motoras grossas vão sendo aperfeiçoadas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14810
Collections
  • Fisioterapia - Bacharelado [61]

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