A Revolução Farroupilha nos livros didáticos: como esse capítulo da história do Rio Grande do Sul é retratado em três obras de circulação nacional
Fecha
2025-07-10Autor
Correa, Pablo Maciel
Orientador
Radünz, Roberto
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Este artigo analisa criticamente como a Revolução Farroupilha é apresentada em três livros didáticos utilizados no ensino básico brasileiro: História e Vida Integrada (Editora Ática, 4ª edição), História Geral e Brasil (Editora Saraiva, 2ª edição) e História Geral e do Brasil (Editora Scipione, 1ª edição). Busca-se compreender como as narrativas construídas nesses materiais influenciam a percepção dos alunos sobre esse episódio histórico, considerando identidades regionais, memória nacional e as tensões entre glorificação e omissão histórica. A metodologia baseia-se na análise de conteúdo com critérios como representação de grupos sociais, linguagem didática e tratamento ideológico do conflito. O artigo também incorpora uma análise da BNCC, identificando possibilidades e limites para um ensino crítico e inclusivo sobre o tema farroupilha. [resumo fornecido pelo autor]