• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Doutorado Profissional em História
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Doutorado Profissional em História
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas digitais e tempo presente: as representações do Islã nas redes sociais e seus reflexos no ensino de história

Thumbnail
Öffnen
Tese Jessica Pereira da Costa.pdf (3.783Mb)
Produto educacional Jéssica Pereira da Costa .pdf (286.0Kb)
Datum
2025-09-27
Autor
Costa, Jéssica Pereira da
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Esta tese, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul, investiga, sob a perspectiva da História do Tempo Presente, as possibilidades de utilização de conteúdos das redes sociais que abordam a História e as práticas cotidianas do Islã como recursos para o ensino de História. O objetivo central é propor estratégias que capacitem docentes e discentes a integrar essas mídias ao processo de ensino-aprendizagem, considerando seu potencial como fontes históricas e, ao mesmo tempo, preparando o professor para a seleção crítica desses materiais. Essa preparação inclui o domínio do conteúdo histórico " no caso, a História do Islã " como requisito essencial para avaliar e contextualizar informações publicadas nas redes sociais. Parte-se da hipótese de que, embora amplamente consumidas como entretenimento, essas plataformas são pouco reconhecidas como instrumentos didáticos e como produtoras de conhecimento histórico na perspectiva da História Pública, além de frequentemente veicularem representações equivocadas que demandam análise crítica em sala de aula. A pesquisa analisa conteúdos publicados no Instagram e no YouTube, compreendendo-os como representações do Islã e dos muçulmanos e como potenciais ferramentas didáticas, dada sua ampla circulação entre crianças e adolescentes. A metodologia inclui análise de perfis e entrevistas com produtores de conteúdo, além do estudo sobre a História do Islã, sua fundação, expansão e inserção no Brasil, de modo a subsidiar o trabalho docente. Como contribuição, são apresentadas propostas metodológicas para o uso pedagógico de redes sociais em aulas de História e desenvolvido um curso de formação docente em formato virtual (e-learning), que constitui o produto educacional desta tese, vinculada a um Doutorado Profissional. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://jpcosta1.github.io/Narrativas/
https://repositorio.ucs.br/11338/14955
Collections
  • Doutorado Profissional em História [3]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV