• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Jornalismo
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Jornalismo
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estratégias de comunicação digital no Instagram do Campus Universitário da Região das Hortênsias: o uso do CHATGPT como apoio à produção de conteúdo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Nicole Cavallin.pdf (9.839Mb)
Data
2025-07-10
Autor
Cavallin, Nicole
Orientador
Albé, Jussania de Fátima
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Em meio às transformações geradas pelo avanço da inteligência artificial (IA), especialmente de modelos generativos como o ChatGPT, torna-se relevante investigar de que forma as tecnologias podem ser incorporadas às práticas de comunicação digital. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar como a versão gratuita do ChatGPT pode ser utilizada de forma estratégica na produção de conteúdos para o Instagram. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo. O corpus foi constituído a partir de publicações do perfil UCS Campus Hortênsias, organizadas segundo categorias definidas a priori. Posteriormente, essas publicações foram submetidas a prompts no ChatGPT, que sugeriram possibilidades de aprimoramento associadas a cada categoria. Os resultados indicam que o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para potencializar a produção de conteúdo digital, especialmente ao sugerir melhorias que ampliam a criatividade, a clareza e a adequação das postagens às características específicas de cada categoria analisada. No entanto, a pesquisa também evidenciou limitações significativas da inteligência artificial, como a dependência da precisão dos prompts e a dificuldade em interpretar elementos visuais, que são fundamentais para plataformas como o Instagram. Dessa forma, o estudo reforça que, embora a inteligência artificial ofereça ferramentas poderosas para a inovação na comunicação digital, seu uso eficaz depende da expertise humana para assegurar que essas tecnologias sejam integradas de maneira estratégica, ética e criativa, potencializando os resultados e fortalecendo o engajamento organizacional. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14968
Collections
  • Jornalismo [101]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV