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dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.authorBertholdo, Delma Tânia
dc.contributor.otherDalcin, Andreia
dc.contributor.otherRech, Gelson Leonardo
dc.contributor.otherKuhn, Malcus Cassiano
dc.date.accessioned2025-10-02T11:55:47Z
dc.date.available2025-10-02T11:55:47Z
dc.date.issued2025-10-01
dc.date.submitted2025-07-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14975
dc.descriptionA presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul na linha de História e Filosofia da Educação e tem como objetivo geral investigar o ensino de aritmética entre imigrantes e descendentes italianos, partindo da formação docente na Itália (as políticas públicas, as contribuições da imprensa pedagógica e das conferências pedagógicas anuais) em correlação com as práticas escolares no contexto gaúcho, bem como as práticas culturais, que envolvem algum conhecimento matemático, por parte desses imigrantes. No movimento imigratório entre Itália e Brasil, especificamente a região do Rio Grande do Sul, a partir do final do século XIX houve, também, a movimentação de professores, que transportaram saberes aritméticos ensinados nas escolas italianas para as práticas culturais dos imigrantes. Este trabalho pretendeu, a partir da História Cultural e História da Educação, com as contribuições da transnacionalidade de saberes, compreender a formação pedagógica em aritmética dos professores primários italianos e como essas práticas se manifestaram nas escolas primárias italianas subsidiadas pelo governo italiano na Região Colonial do Rio Grande do Sul nas últimas décadas do século XIX e no início do XX. As principais contribuições teóricas foram advindas de Certeau (2014), Chartier (2002) e Ginzburg (2007). Para essa análise, foram mobilizados diversos documentos históricos como as questões de aritmética dos exames de licença para professores italianos, os relatórios escolares, quanto ao que se ensinava de aritmética nas escolas da Itália, os conteúdos de aritmética, presentes em alguns periódicos educativos italianos, e a abordagem das questões aritméticas nas conferências pedagógicas. Em um segundo momento, foram analisados relatórios consulares do Rio Grande do Sul quanto aos métodos de ensino dos professores e o que se trabalhava em aritmética nas escolas coloniais. A transnacionalidade da prática pedagógica do campicello foi observada nas escolas italianas da Itália e do Rio Grande do Sul. Para além da escola, foram observadas práticas culturais, que envolviam adaptações e apropriações de saberes aritméticos, tais como a construção de objetos agrícolas para medidas e de barris de vinho com auxílio de compassos artesanais, o jogo da tômbola e a confecção do artesanato em palha, chamado dressa. No conjunto desses indícios e de fontes documentais, concluiu-se que a aritmética, ensinada e praticada nas escolas italianas no Rio Grande do Sul, estava relacionada com aquela da Itália, configurando uma prática transnacional entre os dois países, que se adaptou à realidade das comunidades e se baseou, sobretudo, no cálculo mental e na memorização. Então, defende-se a tese de que a aritmética aprendida no Rio Grande do Sul seja legado daquela da Itália e que esses saberes foram adaptados ao novo contexto social e geográfico, constituindo-se uma prática transnacional que contribuiu para a formação e o desenvolvimento da RCI/RS. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis was developed within the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul, in the field of History and Philosophy of Education. Its general objective is to investigate the teaching of arithmetic among Italian immigrants and their descendants, starting from teacher education in Italy (public policies, contributions from pedagogical press, and annual pedagogical conferences) in correlation with school practices in the context of Rio Grande do Sul, as well as the cultural practices involving mathematical knowledge by these immigrants. This work aimed, based on Cultural History and the History of Education, with contributions from the transnationality of knowledge and the theories of Certeau (2014), Chartier (2002), and Ginzburg (2007), to understand the pedagogical training in arithmetic of Italian primary school teachers and how these practices manifested in the Italian primary schools subsidized by the Italian government in the Colonial Region of Rio Grande do Sul during the last decades of the 19th century and the beginning of the 20th century. For this analysis, various historical documents were mobilized, such as arithmetic questions from the licensing exams for Italian teachers, school reports regarding the arithmetic content taught in Italian schools, arithmetic topics present in some Italian educational journals, and the approach to arithmetic issues in pedagogical conferences. Subsequently, consular reports from Rio Grande do Sul were analyzed regarding the teaching methods used by teachers and the arithmetic content worked on in colonial schools. The transnationality of the campicello pedagogical practice was observed in both Italian schools in Italy and those in Rio Grande do Sul. Beyond the school context, cultural practices were identified, involving adaptations and appropriations of arithmetic knowledge, such as the construction of objects for measuring and storing agricultural products, the game of tombola, and the crafting of straw handicrafts known as dressa. Based on this set of evidence and documentary sources, it was concluded that the arithmetic taught and practiced in the Italian schools in Rio Grande do Sul was related to that of Italy, constituting a transnational practice between the two countries, adapted to the realities of the communities and based mainly on mental calculation and memorization. Therefore, the thesis argues that the arithmetic taught in Rio Grande do Sul is a legacy of Italian arithmetic education and that this knowledge was adapted to the new social and geographical context, constituting a transnational practice that contributed to the formation and development of the RCI/RS. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoitpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAritmética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas italianaspt_BR
dc.subjectItalianospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectArithmetic - Study and teachingen
dc.subjectHistory - Educationen
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectSchools, Italianen
dc.subjectItaliansen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.titleAritmética na imigração italiana: docentes, práticas e saberes, do final do século XIX ao início do XXpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6999830854963940pt_BR
mtd2-br.author.lattesBERTHOLDO, Delma Tâniapt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorBrunelli, Marta
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-09-30


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