Mostra i principali dati dell'item
Análise semântico-argumentativa de questão do ENEM : aplicação de um modelo teórico-metodológico para descrição do sentido do discurso
| dc.contributor.advisor | Chiapinotto, Diego | |
| dc.contributor.author | Pereira, Edileni Moraes | |
| dc.contributor.other | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
| dc.contributor.other | Fadanelli, Sabrina Bonqueves | |
| dc.contributor.other | Lanoy, Claudio Primo de | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-30T11:58:51Z | |
| dc.date.available | 2025-10-30T11:58:51Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-29 | |
| dc.date.submitted | 2025-10-10 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/15076 | |
| dc.description | O objetivo deste estudo é fazer uma análise qualitativa de uma questão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM de 2022, a título de exemplo, utilizando como ferramenta o Modelo teórico-metodológico para descrição semântico-argumentativa do discurso (MDSAD), proposto por Azevedo (2006), com o propósito de verificar se o sentido constituído pelo discurso (texto-base) pode levar à resolução da questão. O referido Modelo está aportado na Teoria da Argumentação na Língua, particularmente nas noções de polifonia e de blocos semânticos, conforme formuladas por Ducrot, Carel e Anscombre. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa consiste na análise semântico-argumentativa do discurso recortado do texto-base, considerando o que preconiza o enunciado, com vistas a chegar à opção de resposta, conforme o gabarito. Os resultados obtidos indicam que a aplicação do Modelo possibilita identificar a alternativa correta da questão, com base nas informações linguísticas expressas no discurso, o que demonstra sua eficácia como recurso analítico e didático. Assim, a análise realizada confirma a aplicabilidade do Modelo como ferramenta de ensino, especialmente útil para o aprimoramento de habilidades de compreensão leitora.[resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.description.abstract | El objetivo de este estudio es realizar un análisis cualitativo de una pregunta de Lenguajes, Códigos y sus Tecnologías del ENEM 2022, a modo de ejemplo, utilizando como herramienta el Modelo teórico-metodológico para la descripción semántico-argumentativa del discurso (MDSAD), propuesto por Azevedo (2006), con el propósito de verificar si el sentido constituido por el discurso (texto base) puede conducir a la resolución de la pregunta. Dicho Modelo se sustenta en la Teoría de la Argumentación en la Lengua, particularmente en las nociones de polifonía y de bloques semánticos, según lo formulado por Ducrot, Carel y Anscombre. En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación consiste en el análisis semántico-argumentativo del discurso recortado del texto base, considerando lo que establece el enunciado, con el fin de llegar a la opción de respuesta, de acuerdo con la clave oficial. Los resultados obtenidos indican que la aplicación del Modelo permite identificar la alternativa correcta de la pregunta, basándose en la información lingüística expresada en el discurso, lo que demuestra su eficacia como recurso analítico y didáctico. Así, el análisis realizado confirma la aplicabilidad del Modelo como herramienta de enseñanza, especialmente útil para el perfeccionamiento de las habilidades de comprensión lectora. [resumo fornecido pelo autor] | spa |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | es | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.subject | Análise de discurso | pt_BR |
| dc.subject | Semântica | pt_BR |
| dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
| dc.subject | Exame nacional do ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Discourse analysis | en |
| dc.subject | Semantics | en |
| dc.subject | Reading comprehension | en |
| dc.subject | National High School Exam | en |
| dc.title | Análise semântico-argumentativa de questão do ENEM : aplicação de um modelo teórico-metodológico para descrição do sentido do discurso | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/6431479014886586 | pt_BR |
| mtd2-br.author.lattes | PEREIRA, E. M. | pt_BR |
| mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura | pt_BR |
| mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
