Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.authorOdorcick, Raquiani Francieli
dc.contributor.otherChiapinotto, Diego
dc.contributor.otherGabriel, Rosângela
dc.contributor.otherGomesjurado Zevallos, Verónica Pilar
dc.date.accessioned2025-11-04T12:12:20Z
dc.date.available2025-11-04T12:12:20Z
dc.date.issued2025-11-03
dc.date.submitted2025-09-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15089
dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo investigar os efeitos do suporte digital, em comparação ao suporte impresso, no desenvolvimento de habilidades associadas à leitura profunda, compreendida como uma leitura que mobiliza atenção sustentada, imersão, automonitoramento e compreensão inferencial. A motivação para esta pesquisa surgiu a partir de inquietações pedagógicas vivenciadas na Educação Básica e foi intensificada pela leitura de estudos de Mangen (2008) e Wolf (2019), que discutem os impactos da digitalização sobre os modos de ler. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura científica internacional, com publicações entre os anos de 2013 e 2023, a fim de identificar, categorizar e sintetizar resultados de discussões sobre como o suporte de leitura pode influenciar o engajamento cognitivo dos leitores. A busca contemplou artigos em bases acadêmicas como Scopus, Web of Science e ERIC, considerando critérios de seleção e exclusão. Os resultados revelam que, embora existam benefícios no uso de dispositivos digitais, especialmente em termos de acesso e individualização, o meio impresso ainda se destaca quando se trata de favorecer a concentração, a imersão e a compreensão de textos mais longos ou complexos. A discussão também aponta para a importância de se considerar o público leitor, as estratégias de leitura envolvidas e o tipo de texto utilizado nas pesquisas sobre efeitos do meio na leitura. Ao reunir as evidências disponíveis, este trabalho busca contribuir para o debate acadêmico e para a formulação de práticas educacionais mais críticas e informadas no contexto atual de transição tecnológica. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the effects of digital media, in comparison to print media, on the development of skills associated with deep reading, understood as a type of reading that involves sustained attention, immersion, self-monitoring and inferential comprehension. The motivation for this research arose from pedagogical concerns experienced in Basic Education and was intensified by the reading of studies by Mangen (2008) and Wolf (2019), which discuss the impacts of digitalization on reading practices. To this end, a systematic review of the international scientific literature published between 2013 and 2023 was conducted, in order to identify, categorize and synthesize results from discussions on how the reading medium can influence readers' cognitive engagement. The search included articles from academic databases such as Scopus, Web of Science and ERIC, considering inclusion and exclusion criteria. The results reveal that, although there are benefits in the use of digital devices, especially in terms of access and individualization, print media still stands out when it comes to supporting concentration, immersion and the comprehension of longer or more complex texts. The discussion also highlights the importance of considering the reading audience, the strategies involved and the type of text used in studies on the effects of the reading medium. By gathering the available evidence, this study seeks to contribute to academic debate and to the development of more critical and informed educational practices in the current context of technological transition. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.subjectComunicação escrita - Leiturapt_BR
dc.subjectAtenção - Leiturapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectReading comprehensionen
dc.subjectBooks and readingen
dc.subjectWritten communicationen
dc.subjectAttention - Readingen
dc.subjectStudent teachingen
dc.titleLeitura profunda em meios digitais : uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3327130924154598pt_BR
mtd2-br.author.lattesODORCICK, R. F.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples