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Transformações no acesso à informação: o papel da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul para o letramento informacional

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Tese Michele Marques Baptista.pdf (13.11Mb)
Datum
2025-11-14
Autor
Baptista, Michele Marques
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Zusammenfassung
A pandemia da COVID-19, declarada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), provocou profundas transformações no cenário educacional global, impactando diretamente os processos educacionais e o funcionamento das bibliotecas universitárias. Com a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino, tornou-se urgente adaptar serviços e recursos ao ambiente digital, assegurando o acesso à informação, à leitura e ao suporte à comunidade acadêmica. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar o letramento informacional, as práticas informacionais e o comportamento dos usuários da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul (BICE/UCS), considerando os períodos pré-pandêmico, pandêmico e pós-pandêmico, com vistas à proposição de melhorias e inovações nos produtos, serviços e tecnologias ofertados. A investigação, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, adotou três fontes principais de evidências: (i) análise dos relatórios estatísticos do sistema de gerenciamento da biblioteca (Pergamum) e das plataformas digitais contratadas pela instituição; (ii) aplicação de questionário on-line à comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos); e (iii) realização de Grupos Focais com usuários da biblioteca, buscando aprofundar as percepções e experiências vivenciadas durante o período de isolamento social e após o retorno gradual às atividades presenciais. O referencial teórico apoia-se em conceitos como letramento informacional, competências informacionais, comportamento informacional, mediação da informação, leitura acadêmica e o papel estratégico das bibliotecas universitárias nos processos educacionais contemporâneos. Os resultados comprovam a tese de que a BICE atua como mediadora do acesso à informação e promotora do letramento informacional, ajustando suas estratégias às mudanças observadas no comportamento informacional dos usuários durante e após a pandemia. Também revelam que, diante das restrições de acesso ao acervo físico, a BICE implementou diversas inovações para manter sua relevância institucional. O estudo evidencia que o comportamento informacional dos usuários foi significativamente impactado pela pandemia, exigindo o desenvolvimento de novas competências para o uso crítico, ético e eficiente da informação em meio digital. As competências informacionais e leitoras mostraram-se essenciais para promover a autonomia dos sujeitos na busca, seleção e utilização de informações confiáveis. Além disso, a análise dos padrões de uso dos recursos informacionais ao longo dos três períodos possibilitou o delineamento de estratégias mais alinhadas às necessidades da comunidade acadêmica e às transformações nos processos educacionais. Dentre as contribuições do estudo, destaca-se a importância da avaliação contínua dos serviços da biblioteca como instrumento de apoio à tomada de decisões, planejamento estratégico e formulação de políticas de desenvolvimento de coleções. Reforça-se, ainda, o papel do bibliotecário como mediador ativo na formação de leitores críticos e autônomos, articulando ações educativas e tecnológicas inovadoras. Com isso, esta tese contribui para o avanço do conhecimento ao demonstrar como as bibliotecas universitárias podem responder de forma eficaz a cenários de crise, mantendo-se como espaços fundamentais de acesso à leitura, ao conhecimento, à inclusão digital, à formação acadêmica e ao desenvolvimento social. A experiência da BICE/UCS durante e após a pandemia constitui um exemplo significativo de adaptação, inovação e compromisso com a missão institucional de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15103
Collections
  • Doutorado Acadêmico em Educação [75]

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