Mostrar el registro sencillo del ítem
Borboletear : do mal-estar ao acolhimento - cartografia de transformações autopoiéticas subjetivas de docentes no território escolar
| dc.contributor.advisor | Soares, Eliana Maria do Sacramento | |
| dc.contributor.author | Silva, Andressa Abreu da | |
| dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
| dc.contributor.other | Rela, Eliana | |
| dc.contributor.other | Laurino, Débora Pereira | |
| dc.contributor.other | Mendes, Michel | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-02T14:31:45Z | |
| dc.date.available | 2025-12-02T14:31:45Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-28 | |
| dc.date.submitted | 2025-10-28 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/15129 | |
| dc.description | A presente tese emerge de um estudo cartográfico que teve a seguinte pergunta como questão motivadora: Como está acontecendo o viver, o ser e o estar na atuação de docentes no território escolar e quais processos autopoiéticos estão sendo desencadeados? Os pressupostos teóricos que orientam a pesquisa advêm da Biologia do Conhecer de Maturana e Varela (1997, 2001) e da Biologia Cultural de Maturana e Dávila (2015, 2021), especialmente os conceitos de autopoiese, acoplamento estrutural, coordenações de ações recursivas e convivência. A esses foram articulados alguns operadores complexos, Morin (2002, 2005), o conceito de subjetividade de Morin (1996), o conceito de complexificação pelo ruído de Atlan (1986), e o conceito de experiência de Larrosa (2002). O movimento cartográfico foi baseado em Passos, Kastrup e Escóssia (2009), e consistiu no acompanhamento de processos que estão acontecendo no território escolar da Educação Básica. Esse caminho de pesquisa entende que o pesquisador não está isolado da realidade pesquisada, além de considerar a realidade como um mapa móvel e dinâmico. Para realizar os acompanhamentos na perspectiva da cartografia, escolhemos as conversações, inspiradas no conversar liberador de Maturana e Dávila (2015) e escritas autonarrativas, acompanhando três professoras atuantes na Educação Básica. Essas professoras foram escolhidas por capturarem nossa atenção flutuante de cartógrafas devido a sua forma de estar no domínio de ação do território escolar e, sendo assim, elas foram convidadas a compartilhar suas vivências. Dentre esses acompanhamentos, realizamos um (auto)acompanhamento, no qual trazemos uma escrita (auto)narrativa e, a partir de coordenações de coordenações de ações, construímos validações autopoiéticas. Destacamos o acolhimento como o cerne das emergências, conceituado-o como parte constituinte do viver relacional do ser humano, que requer presença dos seres que estão em acoplamento, reconhecendo um ao outro como legítimo outro na convivência, em inteireza e abertura para que o viver possa emergir como uma cocriação baseada em respeito e aceitação. Desde essa forma de ser, os sujeitos têm potencial de se empoderar mutuamente, tendo possibilidade de se (auto)complexificar, transformando-se autopoieticamente. Nos acompanhamentos cartográficos, identificamos o mal-estar docente como desencadeador de perturbação/ruído, e as consideramos como fonte de transformações autopoiéticas. Desta maneira o acolhimento pode ser um caminho para a convivência, e a convivência pode ser um caminho para o fazer pedagógico que toma o empoderamento como um fomento para movimentos de (auto)complexificação. Tendo em vista as emergências construídas ao longo dessa cartografia, a tese que apresentamos é a de que o ser e estar do professor no território, em acoplamento consigo, com o meio e com o outro, pode desencadear processos autopoiéticos com potencial de provocar mudanças na sua identidade como professor. Para tanto ele precisa, em movimentos de olhar para si, em acoplamento consigo, e em acolhimento de si, tomar o malestar como ruído, que leve a transformações na sua subjetividade e na sua forma de atuar com os estudantes. Esperamos que esse estudo encontre ressonância e que possa ser inspirador para uma educação acolhedora e transformadora. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.description.abstract | This thesis emerges from a cartographic study guided by the following motivating question: How is living, being, and acting taking place in the performance of teachers within the school territory, and which autopoietic processes are being triggered? The theoretical assumptions that frame the research stem from Maturana and Varela's Biology of Cognition (1997, 2001) and Maturana and Dávila's Cultural Biology (2015, 2021), especially the concepts of autopoiesis, structural coupling, recursive coordination of actions, and coexistence. These were articulated with some complex operators: Morin (2002, 2005), Morin's concept of subjectivity (1996), Atlan's concept of complexification through noise (1986), and Larrosa's concept of experience (2002). The cartographic movement was based on Passos, Kastrup, and Escóssia (2009), consisting of accompanying processes that are unfolding within the school territory of Elementary Education. This research path acknowledges that the researcher is not isolated from the reality under study, while also considering reality as a mobile and dynamic map. To carry out the accompaniment from the cartographic perspective, we chose conversations inspired by Maturana and Dávila's (2015) liberating dialogue and self-narrative writings, accompanying three teachers working in Elementary Education. These teachers were chosen because they captured our cartographic floating attention through their way of being within the domain of school action; thus, they were invited to share their lived experiences. Among these accompaniments, we conducted a self- accompaniment, in which we presented a self-narrative writing, and through coordinations of coordinations of actions, we built autopoietic validations. We highlight welcoming as the core of the emergences, conceptualizing it as a constitutive part of the relational living of human beings, which requires the presence of beings in coupling, recognizing one another as legitimate others in coexistence, in wholeness and openness, so that living may emerge as a co-creation grounded in respect and acceptance. From this way of being, individuals have the potential to mutually empower one another, with the possibility of (self-)complexification, thus transforming themselves autopoietically. In the cartographic accompaniments, we identified teacher malaise as a trigger of disturbance/noise, and we considered it a source of autopoietic transformations. In this way, welcoming can become a path to coexistence, and coexistence can become a pedagogical path that embraces empowerment as a catalyst for (self-)complexification movements. Considering the emergences that were constructed throughout this cartography, the thesis we present is that the teacher's being and existing within the territory - in coupling with oneself, with the environment, and with the other - can trigger autopoietic processes with the potential to provoke changes in their identity as a teacher. For this, they need, through movements of self-reflection, self-coupling, and self-welcoming, to take malaise as noise, leading to transformations in their subjectivity and in their way of engaging with students. We hope that this study resonates and may serve as inspiration for a welcoming and transformative education. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | en | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Professores - Narrativas pessoais | pt_BR |
| dc.subject | Teachers, Training of | en |
| dc.subject | Education | en |
| dc.subject | Teachers - Personal narratives | en |
| dc.title | Borboletear : do mal-estar ao acolhimento - cartografia de transformações autopoiéticas subjetivas de docentes no território escolar | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3738534184961545 | pt_BR |
| mtd2-br.author.lattes | SILVA, A. A. | pt_BR |
| mtd2-br.program.name | Doutorado Acadêmico em Educação | pt_BR |
| mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |

