A construção das personagens negras e o imaginário social em Dramas para negros e Prólogo para brancos, de Abdias Nascimento
Zusammenfassung
A presente pesquisa propõe uma análise crítica da representação das personagens negras na literatura dramática brasileira, com foco na obra Dramas para negros e prólogo para brancos, organizada por Abdias Nascimento. A partir de uma inquietação pessoal ligada à identidade racial e ao apagamento das referências negras na minha trajetória, o trabalho investiga como o Teatro Experimental do Negro desafia o imaginário social colonial e racista, especificamente no que diz respeito à influência sobre a criação das personagens negras no teatro brasileiro. O estudo articula conceitos teóricos de autores como Cornelius Castoriadis (1982) e Bronislaw Baczko (1985) com a perspectiva de intelectuais e artistas negros, como Toni Morrison (2019), Frantz Fanon (2008), Sueli Carneiro (2023), Cuti (2010) e o próprio Abdias Nascimento (2004). A pesquisa argumenta que o teatro negro, especialmente o desenvolvido pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), surge como ferramenta de resistência estética, política e espiritual, promovendo uma reconfiguração simbólica da identidade negra. Assim, o trabalho busca evidenciar como o TEN se consolidou como um espaço de enfrentamento aos estereótipos e de valorização da ancestralidade afro-brasileira. [resumo fornecido pelo autor]
