• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Administração - Bacharelado
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A influencia do clima organizacional na qualidade do ensino em escolas de educação infantil de Farroupilha/RS

Thumbnail
Öffnen
TCC Fernanda Pozzer.pdf (1.769Mb)
Datum
2025-12-10
Autor
Pozzer, Fernanda
Orientador
Baccon, Melissa
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Este estudo tem como objetivo analisar a influência do clima organizacional na qualidade do ensino em instituições de Educação Infantil do município de Farroupilha/RS, considerando o papel estratégico da gestão escolar como elemento central para o desenvolvimento institucional. A literatura indica que fatores organizacionais, como liderança democrática, comunicação eficaz, valorização profissional, cooperação entre os membros da equipe e práticas de gestão participativas, exercem impacto direto no engajamento docente, na satisfação profissional e no desenvolvimento integral das crianças, configurando-se como determinantes da qualidade educacional. A pesquisa adotou abordagem quantitativa, por meio de questionário digital estruturado em escala Likert, aplicado na plataforma Google Forms, a 133 profissionais (23 diretores, 12 coordenadores e 108 professores) de 21 instituições particulares de Educação Infantil, abrangendo o total de 143 profissionais conveniados de escolas privadas e conveniadas. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, permitindo identificar relações entre variáveis do clima organizacional e indicadores de qualidade do ensino, como engajamento docente, inovação pedagógica e permanência na instituição. Os resultados revelam que um clima organizacional positivo e uma gestão escolar participativa contribuem de forma significativa para o fortalecimento do vínculo entre docentes e instituição, estimulando práticas pedagógicas mais inovadoras e melhorando a qualidade do atendimento educacional. Destaca-se a importância da liderança democrática, da comunicação transparente, do reconhecimento profissional e da colaboração entre os membros da equipe como pilares para a construção de um ambiente escolar saudável, motivador e propício ao desenvolvimento das crianças. Além disso, a pesquisa evidencia que a valorização humana e o incentivo à cooperação não apenas impactam a satisfação e retenção dos profissionais, mas também refletem diretamente nos resultados pedagógicos. O estudo contribui para a compreensão das relações entre clima organizacional e desempenho educacional, fornecendo subsídios para gestores e formuladores de políticas educacionais que buscam aprimorar práticas de gestão, fortalecer a motivação profissional e promover ambientes institucionais mais eficazes. Assim, evidencia-se que o clima organizacional é um fator estratégico, capaz de potencializar a qualidade do ensino e consolidar a missão social e educativa das instituições de Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/15164
Collections
  • Administração - Bacharelado [834]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV