Mostrar el registro sencillo del ítem
A influencia do clima organizacional na qualidade do ensino em escolas de educação infantil de Farroupilha/RS
| dc.contributor.advisor | Baccon, Melissa | |
| dc.contributor.author | Pozzer, Fernanda | |
| dc.contributor.other | Dal Bó, Giancarlo | |
| dc.contributor.other | Debenetti, Valdete Elza Spindler | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T13:21:00Z | |
| dc.date.available | 2025-12-11T13:21:00Z | |
| dc.date.issued | 2025-12-10 | |
| dc.date.submitted | 2025-11-24 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/15164 | |
| dc.description | Este estudo tem como objetivo analisar a influência do clima organizacional na qualidade do ensino em instituições de Educação Infantil do município de Farroupilha/RS, considerando o papel estratégico da gestão escolar como elemento central para o desenvolvimento institucional. A literatura indica que fatores organizacionais, como liderança democrática, comunicação eficaz, valorização profissional, cooperação entre os membros da equipe e práticas de gestão participativas, exercem impacto direto no engajamento docente, na satisfação profissional e no desenvolvimento integral das crianças, configurando-se como determinantes da qualidade educacional. A pesquisa adotou abordagem quantitativa, por meio de questionário digital estruturado em escala Likert, aplicado na plataforma Google Forms, a 133 profissionais (23 diretores, 12 coordenadores e 108 professores) de 21 instituições particulares de Educação Infantil, abrangendo o total de 143 profissionais conveniados de escolas privadas e conveniadas. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, permitindo identificar relações entre variáveis do clima organizacional e indicadores de qualidade do ensino, como engajamento docente, inovação pedagógica e permanência na instituição. Os resultados revelam que um clima organizacional positivo e uma gestão escolar participativa contribuem de forma significativa para o fortalecimento do vínculo entre docentes e instituição, estimulando práticas pedagógicas mais inovadoras e melhorando a qualidade do atendimento educacional. Destaca-se a importância da liderança democrática, da comunicação transparente, do reconhecimento profissional e da colaboração entre os membros da equipe como pilares para a construção de um ambiente escolar saudável, motivador e propício ao desenvolvimento das crianças. Além disso, a pesquisa evidencia que a valorização humana e o incentivo à cooperação não apenas impactam a satisfação e retenção dos profissionais, mas também refletem diretamente nos resultados pedagógicos. O estudo contribui para a compreensão das relações entre clima organizacional e desempenho educacional, fornecendo subsídios para gestores e formuladores de políticas educacionais que buscam aprimorar práticas de gestão, fortalecer a motivação profissional e promover ambientes institucionais mais eficazes. Assim, evidencia-se que o clima organizacional é um fator estratégico, capaz de potencializar a qualidade do ensino e consolidar a missão social e educativa das instituições de Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.subject | Clima organizacional | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - Qualidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação de crianças - Farroupilha (RS) | pt_BR |
| dc.subject | Liderança | pt_BR |
| dc.subject | Professores - Satisfação no trabalho | pt_BR |
| dc.title | A influencia do clima organizacional na qualidade do ensino em escolas de educação infantil de Farroupilha/RS | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
| mtd2-br.program.name | Bacharelado em Administração | pt_BR |
| mtd2-br.campus | Campus Universitário de Farroupilha | pt_BR |
