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dc.contributor.advisorBaccon, Melissa
dc.contributor.authorPozzer, Fernanda
dc.contributor.otherDal Bó, Giancarlo
dc.contributor.otherDebenetti, Valdete Elza Spindler
dc.date.accessioned2025-12-11T13:21:00Z
dc.date.available2025-12-11T13:21:00Z
dc.date.issued2025-12-10
dc.date.submitted2025-11-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/15164
dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar a influência do clima organizacional na qualidade do ensino em instituições de Educação Infantil do município de Farroupilha/RS, considerando o papel estratégico da gestão escolar como elemento central para o desenvolvimento institucional. A literatura indica que fatores organizacionais, como liderança democrática, comunicação eficaz, valorização profissional, cooperação entre os membros da equipe e práticas de gestão participativas, exercem impacto direto no engajamento docente, na satisfação profissional e no desenvolvimento integral das crianças, configurando-se como determinantes da qualidade educacional. A pesquisa adotou abordagem quantitativa, por meio de questionário digital estruturado em escala Likert, aplicado na plataforma Google Forms, a 133 profissionais (23 diretores, 12 coordenadores e 108 professores) de 21 instituições particulares de Educação Infantil, abrangendo o total de 143 profissionais conveniados de escolas privadas e conveniadas. Os dados coletados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, permitindo identificar relações entre variáveis do clima organizacional e indicadores de qualidade do ensino, como engajamento docente, inovação pedagógica e permanência na instituição. Os resultados revelam que um clima organizacional positivo e uma gestão escolar participativa contribuem de forma significativa para o fortalecimento do vínculo entre docentes e instituição, estimulando práticas pedagógicas mais inovadoras e melhorando a qualidade do atendimento educacional. Destaca-se a importância da liderança democrática, da comunicação transparente, do reconhecimento profissional e da colaboração entre os membros da equipe como pilares para a construção de um ambiente escolar saudável, motivador e propício ao desenvolvimento das crianças. Além disso, a pesquisa evidencia que a valorização humana e o incentivo à cooperação não apenas impactam a satisfação e retenção dos profissionais, mas também refletem diretamente nos resultados pedagógicos. O estudo contribui para a compreensão das relações entre clima organizacional e desempenho educacional, fornecendo subsídios para gestores e formuladores de políticas educacionais que buscam aprimorar práticas de gestão, fortalecer a motivação profissional e promover ambientes institucionais mais eficazes. Assim, evidencia-se que o clima organizacional é um fator estratégico, capaz de potencializar a qualidade do ensino e consolidar a missão social e educativa das instituições de Educação Infantil. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Qualidadept_BR
dc.subjectEducação de crianças - Farroupilha (RS)pt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectProfessores - Satisfação no trabalhopt_BR
dc.titleA influencia do clima organizacional na qualidade do ensino em escolas de educação infantil de Farroupilha/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR


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