Estudo visando a melhoria de competitividade de uma empresa varejista de materiais para construção
Zusammenfassung
Com o objetivo de melhorar a competitividade e a participação da empresa frente ao mercado e demais concorrentes, este trabalho terá como missão analisar se o fato de expandir ou estender a empresa em termos de escala satisfaz o objetivo desejado, baseado na pesquisa explicativa. Serão tratados conceitos básicos de microeconomia, como oferta, demanda e mercados competitivos. Esses conceitos são bastante importantes para que seja possível entender alguns comportamentos do mercado que, neste caso, é comercial varejista do ramo de materiais para construção. Não poderia deixar de ser abordado, também, o andamento e a situação atual da construção civil, fator fundamental de auxílio na tomada de decisão para o projeto de investimento. Por fim, após trazer conceitos importantes de análise de investimentos, como método do Valor Presente Líquido e da Taxa Interna de Retorno, bem como ressaltar o risco presente em projetos de investimento, serão construídos cenários, com valores estimados, para, posteriormente, apresentar os cálculos do VPL e da TIR, a fim de servirem como ferramenta para a decisão de investir ou não no projeto de expansão ou extensão em termos de escala. É com base no que aborda este trabalho que se pode perceber o quanto é importante realizar uma análise antes de tomar decisões direcionadas para investimentos futuros. Através desta análise, consegue-se visualizar um possível e provável resultado advindo do projeto de investimento, evitando surpresas talvez desagradáveis por se tomar uma decisão inadequada (sic).