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Apuração de custos para a formação de preços de venda em empresas de logística e transporte - utilizando os métodos de custeio ABC e variável

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TCC Evandro Corso.pdf (364.6Kb)
Autor
Corso, Evandro
Orientador
Biasio, Roberto
Metadata
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Resumo
A apuração dos custos inerentes à logística e ao transporte rodoviário de cargas, utilizando os métodos de custeio ABC e Variável, é fundamental para a formação de preços de venda competitivos. Neste sentido o objetivo desta monografia é primeiramente apresentar um histórico das atividades de logística e transporte. Após identificar a sistemática das operações e os custos incorridos em uma empresa de logística e transporte. utilizando os métodos de custeio ABC e Variável. Ainda, aplicar as informações apuradas em um estudo de caso em uma empresa de logística e transporte. Ao final do estudo, será evidenciada a formação de preços de venda de fretes, que serão confrontados com os valores de mercado. Durante o desenvolvimento do trabalho serão apresentados conceitos, cálculos e diversos fatores que devem ser considerados para a identificação de custos e posterior formação do preço do frete. O estudo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica e on-line na parte teórica. Também foi utilizada a metodologia de estudo de caso, na parte da demonstração prática do impacto dos custos na empresa, utilizando os métodos ABC e Variável. Constatou-se que as empresas de transporte podem, de forma fácil e prática, calcular o custo de suas atividades e definir os preços com base nos custos envolvidos e no lucro desejado, utilizando, para tal, a metodologia ABC. Entende-se que esse é o sistema que melhor se apresenta para o cálculo de serviços de transporte, pela alocação dos custos inerentes a cada atividade e, após a soma das atividades envolvidas no serviço, aplicar-se o Mark-up para obter o preço de venda. Nesse processo, planilhas de cálculo foram elaboradas e os custos e os preços de venda foram apurados. Verificou-se que os valores praticados pela empresa, com exceção dos preços cobrados para movimentar mercadorias com alto valor agregado, estão abaixo do valor mínimo necessário. Por outro lado, a estratégia logística adotada, de operar com um míx variado de mercadorias em um mesmo veículo e, em situações de ociosidade de frota, precificar transportes com valores menores, pelo método de custeio Variável, está permitindo à empresa obter o retorno financeiro almejado. Dessa forma, a gerência da empresa passa a dispor de uma ferramenta que permite conhecer o real custo das atividades, uma informação até então desconhecida, para poder formar e flexibilizar preços de venda com segurança. Resta a empresa manter e aprimorar o controle de custos implantado, bem como aperfeiçoar a gestão dos mesmos (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1569
Collections
  • Ciências Contábeis - Bacharelado [755]

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