Procedimentos para implantação do custo integrado e coordenado com a contabilidade
Abstract
O sistema de custos integrado com a contabilidade traz várias vantagens para empresas, sendo que, são necessários vários procedimentos para a sua implantação e utilização. No ambiente econômico de concorrência, e com o objetivo da lucratividade, as empresas buscam cada vez mais a redução de custos, o que as torna mais competitiva. Pode-se dizer que a existência de um sistema de custo adequado, é um dos melhores e mais utilizados instrumento de informação que auxilia na melhoria dos processos internos e na tomada de decisões, além de ser um elemento estratégico importante para a competitividade e para a gestão empresarial. O sistema de custo integrado com a contabilidade apresenta técnicas voltadas para a apuração do custo dos produtos e serviços que atende as necessidades legais e fiscais, também permite aos gestores uma análise econômica da empresa, baseada em valores reais, avaliando o desempenho para a tomada de decisões. As necessidades gerenciais são inúmeras e variadas, um sistema de custo é utilizado como ferramenta para controle de custos, metas, orçamentos, administração do preço de venda e analise da rentabilidade. A partir de uma revisão bibliográfica e um levantamento de dados, esse trabalho tem como tema apresentar os procedimentos necessários para implantação do sistema de custo integrado e coordenado com a contabilidade, e os objetivos desse sistema de custo. A apresentação de um estudo de caso em uma empresa de médio porte tem o intuito de demonstrar o diagnostico da empresa com relação a sua estrutura e controles internos. A partir dos dados coletados apontar as mudanças e medidas necessárias na empresa para implantar o custo integrado e coordenado com a contabilidade, bem como a importância para a empresa manter um sistema de custo integrado e utilizá-lo como ferramenta de gestão. Concluiu-se que a implantação do sistema de custo integrado com o restante da contabilidade permite a empresa uma visão dos custos de cada setor, podendo avaliar seus resultados com base em informações reais, buscando melhorias e planejamentos futuros (sic).