Rastreabilidade "do laboratório à mesa" : um estudo da cadeia produtiva da indústria de carne suína na empresa Doux
Datum
2014-05-13Autor
Santos, Andréa Rivieri dos
Orientador
Vargas Vallejos, Rolando
Metadata
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A suinocultura tem se fortalecido no mercado internacional devido ao aumento de consumo, importação e exportação de seus produtos e subprodutos; e principalmente pela necessidade mundial por alimentos, pelos avanços tecnológicos voltados à produção e comercialização, e pela valorização à qualidade dos produtos. Neste contexto, destaca-se a utilização da rastreabilidade aplicada na cadeia suína, como condição primordial para a comercialização nas exportações da carne suína brasileira. Dentre os processos de rastreabilidade, o acompanhamento “do campo à mesa” é um dos mais discutidos nos últimos anos, devido à amplitude de seu sistema, envolvendo a cadeia de suprimentos, a cadeia produtiva, o rastreamento de ativos e inspeções. O Brasil dispõe do terceiro maior rebanho suíno para abate do mundo, e faz uso de diversas tecnologias de rastreabilidade. Este trabalho descreve um estudo do frigorífico Doux localizado em Ana Rech, Caxias do Sul–RS, considerando a rastreabilidade sob um novo enfoque que engloba o caminho do suíno desde “o Laboratório à Mesa”, através da observação de diferenciais competitivos e ganhos produtivos que possam ser fornecidos através de informações rastreadas de carga genética, produtores e níveis de referência produtiva. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através do desenvolvimento de um estudo de caso, utilizando-se ainda material documental e entrevistas individuais semi-estruturadas, considerando-se como embasamento
teórico as abordagens relacionadas à rastreabilidade da carne suína, cadeia de suprimentos e cadeia produtiva suína. Como resultados esperados, prevê-se que a utilização da rastreabilidade “do Laboratório à Mesa” possibilitará à empresa, fazendo uso da união da genética e a sua gestão, bem como das especificidades dos diferentes mercados, melhorar o produto, atender determinadas características solicitadas por esses mercados, garantindo uma maior competitividade.