Mostrar el registro sencillo del ítem
Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral
dc.contributor.advisor | Cunha, Gladis Franck da | |
dc.contributor.author | Fernandes, Fabiano Martins | |
dc.contributor.other | Moll, Jaqueline | |
dc.date.accessioned | 2017-02-13T17:15:51Z | |
dc.date.available | 2017-02-13T17:15:51Z | |
dc.date.issued | 2017-02-13 | |
dc.date.submitted | 2017-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1589 | |
dc.description | O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à percepção aos hábitos alimentares dos estudantes da turma D do Programa Mais Educação dos hábitos na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório de Vacaria (RS). Dessa forma fazendo o uso do método de Ensino com Projetos foram realizadas várias atividades envolvendo os alunos da Educação Integral, familiares dos educandos, equipe gestora e professores da Escola. Foram propostos vários objetivos entre eles, conhecer a realidade alimentar de cada estudante do Programa Mais Educação. Este trabalho teve como suporte teórico pesquisadores que contribuíram para estruturação de uma proposta de ensino com projetos que levasse à mudança de hábitos, atitudes e reflexão no que tange a escolha de alimentos e bebidas por parte dos educandos participantes da Educação Integral na E.M.E.F. General Osório. É imprescindível considerar as contribuições de autores como Freire, que destaca a necessidade de o aluno jamais assumir uma postura passiva, mas sim assumir uma posição curiosa e crítica. Assim como a concepção de Peruzzo de que o nosso corpo precisa de energia e nutrientes para se manter vivo e saudável, neste sentido e no contexto da educação formal, uma abordagem inovadora que leve à mudança de atitudes na escolha dos alimentos é muito desejável. Desta forma, a pesquisa apresentou-se significativa por viabilizar reflexão sobre os hábitos alimentares dos estudantes, por eles mesmos, haja vista que a escola tem função essencial na construção de hábitos em seus alunos referente a uma alimentação saudável, pois de acordo com Freire, desafiar os educandos ao que parece certo é um dever do educador, logo o estudo realizado permitiu outras possibilidades de reflexão e análise em especial à alimentação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study, which is part of the Research Fundamentals and Educational Strategies research line in Science and Mathematics Education, concerns the perception of the eating habits of the students of class D of the More Education Program of Habits in the Municipal School of General Education Osório of the Vacaria (RS). Thus, by using the method of Teaching with Projects, several activities were carried out involving the students of Integral Education, the families of the students, the management team and the teachers of the School. Several objectives were proposed among them, to know the food reality of each student of the More Education Program. This work had as theoretical support researchers who contributed to the structuring of a teaching proposal with projects that lead to the change of habits, attitudes and reflection regarding the choice of foods and beverages by the students participating in Integral Education in E.M.E.F. General Osório. It is imperative to consider the contributions of authors such as Freire, that highlights the need for the student to never assume a passive posture, but rather to assume a curious and critical position. Like Peruzzo's conception that our body needs energy and nutrients to stay alive and healthy, in this sense and in the context of formal education, an innovative approach that leads to changing attitudes in the choice of food is very desirable. In this way, the research was significant to enable reflection on the eating habits of the students themselves, given that the school has an essential role in the construction of habits in its students regarding healthy eating, because according to Freire, Challenging learners to what seems right is a duty of the educator, so the study carried out allowed other possibilities of reflection and analysis in particular to food. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Food habits | en |
dc.subject | Integral education | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1518403144432286 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | FERNANDES, F. M. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |