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dc.contributor.advisorFardo, Marcelo Luís
dc.contributor.authorSevergnini, Luís Filipe
dc.contributor.otherNery, Carlos Eduardo
dc.contributor.otherBoff, Elisa
dc.date.accessioned2017-02-14T12:59:17Z
dc.date.available2017-02-14T12:59:17Z
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1601
dc.descriptionOs serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver um jogo sério para o ensino de lógica de programação. Para atingir este objetivo, foram investigadas as relações entre os serious games e a aprendizagem, do ponto de vista da teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. Aém disso, foram discutidas a importância da diversão nos jogos sérios e jogos digitais com uma proposta semelhante. O serious game foi desenvolvido na engine Unity3D, seguindo a metodologia proposta pelo framework DPE. O jogo foi avaliado a partir de sessões de playtesting, cujos resultados demonstraram que o serious game desenvolvido é divertido (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectLógica de computadorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSerious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para criançaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Tecnologias Digitaispt_BR


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