Auditoria contábil : uma análise do conteúdo dos relatórios de auditoria independente das entidades mantenedoras das universidades de ensino privado sem fins lucrativos
Visualizar/ Abrir
Autor
Siqueira, Adriane
Orientador
Pereira, Fernando Andrade
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar o conteúdo dos relatórios de auditoria independente divulagados pelas mantenedoras das universidades de ensino privado sem fins lucrativos. A fundamentação teórica baseou-se no conceito e nas características do ensino superior, no sistema nacional de ensino do Brasil, na organização jurídica e administrativa das mantenedoras das instituições de ensino, na evidenciação contábil, na origem e continuidade da auditoria bem como nos aspectos específicos da divulgação dos relatórios de auditoria das mantenedoras das universidades privadas sem fins lucrativos. O enquadramento metodológico levou em consideração o estudo qualitativo e quantitativo com a utilização de pesquisa documental e auxílio de ferramentas estatísticas para análise e tratamento dos dados. A amostra reúne relatórios de auditoria independente publicadas do exercício de 2010 e 2011 de 25 instituições de duas regiões do Brasil, sendo 12 associações civis e 13 fundações de direito privado. Os resultados revelam que as associações mantêm melhores percentuais em relação aos relatórios modificados e os motivos analisados entre os dois anos, apresentando 4 ressalvas em 2010 e 16 em 2011 das fundações, enquanto as associações em 2010 apresentaram 9 ressalvas e no exercício posterior apresentou somente 2. Na análise por região, foi possível verificar que as instituições de ensino do Sul apresentaram o maior número de ressalvas nas publicações dos relatórios de auditoria independente, sendo que a região sudeste não apresentou nenhuma. Complementando o estudo, foi contrastado o desempenho econômico da IES, de acordo com as demonstrações contábeis, das IES que obtiveram RAI modificado, com as IES que não obtiveram modificações no RAI, possibilitando afirmar que, as IES da região Sul que tem os piores desempenhos econômicos, ou seja, menor superávit ou maior défitic nos dois exercícios examinados foram também, as que obtiveram maior número de ressalvas apontadas pelos auditores independentes (sic).