• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O estudo da história do Islã e dos muçulmanos na educação básica : conceitos e representações

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Jéssica Pereira da Costa.pdf (1.994Mb)
Data
2017-03-08
Autor
Costa, Jéssica Pereira da
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Islã é a religião que mais cresce em número de fieis no mundo. Ao longo da História os estudos orientalistas construíram representações acerca dos muçulmanos e de suas práticas que contribuíram para alimentar uma relação de estranhamento desenvolvida entre Ocidente e Oriente ainda durante a Idade Média. Essa relação de estranhamento foi intensificada após a atuação de grupos terroristas que agem desde o século XX utilizando a religião muçulmana como justificativa de seus atos violentos. Observa-se um crescente interesse das diferentes mídias ao se constatar o aumento de produções relacionadas ao tema. Estudantes e professores estão sob influência destas percepções canonizadas sobre os muçulmanos e suas práticas. Neste estudo há o objetivo de compreender as representações elaboradas sobre essa religião no ensino de História. Para isso, analisam-se as representações sobre o Islã e os muçulmanos presentes em duas coleções de livros didáticos de História, destinadas ao Ensino Médio e distribuídas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Destacou-se, neste trabalho, a análise dos conceitos ligados à religião e sua apropriação pelo livro didático. A partir disto, foi elaborado um vocabulário de conceitos para o estudo da História do Islã e dos muçulmanos, com o objetivo de contribuir para os estudos sobre o tema e o trabalho docente na sala de aula, sendo este o produto que acompanha esta dissertação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1794
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV