Projeto do sistema de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de grampos
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Autor
Perini, Fábio Luís
Orientador
Vieceli, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesse trabalho foi desenvolvida uma proposta para a substituição do sistema atual de fixação da carroceria de ônibus ao chassi por intermédio de soldagem, por um sistema que utiliza o princípio de fixação por grampos que prendem os levantes da base às longarinas do chassi, pois o método de solda pode vir a influenciar na resistência mecânica das longarinas devido às alterações de sua microestrutura provocadas pela energia do processo de soldagem. Foram dimensionados os principais itens do sistema, que são: o grampo, os elementos de fixação (parafuso e porca), o calço e determinado o torque necessário para atingir a pré-carga de fixação do sistema, bem como avaliado o coeficiente de atrito entre as superfícies de contato. Os grampos foram confeccionados com aço de alta resistência, inicialmente com o aço Optim 900 QC e posteriormente o aço Optim 700 MC. Para os demais componentes manufaturados utilizou-se aço SAE 1020, e foram adquiridos os elementos de fixação para a confecção de três conjuntos de corpos de prova para a realização de ensaios de tração. Para o conjunto de corpos de prova montados com o sistema de fixação atual, onde é utilizado o processo de soldagem para a fixação da carroceria, foi avaliada a capacidade de carga estática de tração, no sentido vertical, sobre o sistema. Para o primeiro conjunto de ensaios sobre o sistema desenvolvido, onde foi utilizada a fixação por grampos, foi avaliado o comportamento dos componentes de fixação e a resistência ao deslizamento entre as superfícies de contato, obtendo assim um coeficiente de atrito do sistema. Para o segundo conjunto de ensaios sobre o sistema desenvolvido, os corpos de prova foram redimensionados, reduzindo a massa, trocando o tipo de aço e variando a angulação dos calços. Os ensaios realizados sobre o sistema desenvolvido, demonstraram resultados satisfatórios em relação à fixação do levante da base sobre a longarina, onde foi obtido o deslocamento médio de 0,44% em relação ao comprimento total dos corpos de prova, para a força de tração vertical de 10 kN, demonstrando que o sistema obteve rigidez elevada atendendo às necessidades na fixação da carroceria (sic).