Desenvolvimento de um método para análise e dimensionamento de eixo veicular auxiliar para o transporte rodoviário
Zusammenfassung
As empresas, continuamente, procuram melhorar sua produtividade, produzindo mais em menos tempo, mantendo ou até melhorando a qualidade dos seus produtos. Com este intuito, o presente trabalho apresenta uma sistemática para dimensionamento de eixo veicular auxiliar (EVA) para o transporte rodoviário, tendo como base dois ensaios realizados perante a aplicação da norma de ensaios da ABNT. O trabalho foi desenvolvido contemplando as seguintes etapas: interpretação da norma para ensaios ABNT NBR 10961, simulações numéricas para identificação dos pontos críticos, cálculos analíticos para comparação dos resultados de tensão obtidos numericamente, após a comparação, os resultados foram utilizados nos procedimentos de cálculos para obtenção da vida sob fadiga. Por fim, foram realizadas análises comparativas entre os ensaios práticos e os resultados calculados analiticamente. O trabalho teve como um de seus principais objetivos a elaboração de um memorial de cálculos, tendo a incumbência de diminuir a demanda de tempo dispensada para o dimensionamento de futuros projetos de EVA (sic).