Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorFalkenbach, Luciana Idiarte Soares
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherSantos, Marcia Maria Cappellano dos
dc.contributor.otherBarbisan, Leci Borges
dc.date.accessioned2017-03-21T16:43:32Z
dc.date.available2017-03-21T16:43:32Z
dc.date.issued2017-03-21
dc.date.submitted2016-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1875
dc.descriptionEsta dissertação teve como principal objetivo a elaboração de uma proposta de transposição didática de alguns conceitos da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel, com vistas a fornecer subsídios para que estudantes do Ensino Superior aperfeiçoem o desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora dos articuladores mas e embora. Parti da hipótese de que um número significante de universitários ainda precisa aprimorar suas habilidades linguístico-discursivas, para serem proficientes no uso do código escrito, suporte no alcance de seus objetivos de vida. A investigação configurou-se como uma pesquisa de caráter teórico-metodológico e teve por base principalmente pressupostos teóricos de Saussure, Ducrot, Anscombre, Carel, Azevedo, Vigotski, Chevallard, Álvarez, dentre outros estudiosos em Semântica Argumentativa, educação, transposição didática, aprendizagem e ensino de língua. A linguística saussuriana e a Teoria da Argumentação na Língua forneceram subsídios para a descrição semântica dos articuladores mas e embora. Os estudos sobre transposição didática, de Chevallard e Álvarez, foram redimensionados para a proposta de transformação didática, elaborada por Azevedo, visto que a aprendizagem de uma língua pressupõe o desenvolvimento de habilidades e não a formação de conceitos. Acredito que a partir desta proposta, novos direcionamentos metodológicos poderão ser pensados em relação ao desenvolvimento das habilidades pressupostas pela compreensão em leitura em diferentes níveis de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe primary purpose of this study was to develop a proposal for the didactic transposition of some concepts from the Language Argumentation Theory, by Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre and Marion Carel, in order to provide undergraduate students with resources to improve their reading comprehension skills of the articulators but and although. The fact that a significant number of students still need to master their linguistic and discursive abilities so as to be proficient in written language usage, support to life goals achievements, was assumption of the research. This thesis has a theoretical and methodological approach, mainly founded on the framework of Saussure, Ducrot, Anscombre, Carel, Azevedo, Vigotski, Chevallard, Álvarez, among other scholars of Argumentative Semantics, education, didactic transposition, language learning and teaching. Saussure’s linguistics and the Language Argumentation Theory based the semantic description of the articulators but and although. The studies on didactic transposition, by Chevallard e Álvarez, were revised for the proposal of the didactic transformation, developed by Azevedo, since language learning implies the development of abilities and not concept formation. I reckon that, from this investigation, new methodological directions might be thought towards the development of abilities implied in reading comprehension in all educational levels.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectSemanticspt_BR
dc.titleA teoria da argumentação na língua no ensino da compreensão leitora dos articuladores mas e emborapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3984255594837875pt_BR
mtd2-br.author.lattesSOARES, L. I.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige