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dc.contributor.advisorBordin, Fernanda
dc.contributor.authorBuniatti, Diego
dc.contributor.otherAcosta, Victor Hugo Velazquez
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherBastiani, Lucas Ruzzarin
dc.date.accessioned2017-03-27T17:52:14Z
dc.date.available2017-03-27T17:52:14Z
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1893
dc.descriptionO intuito deste trabalho foi desenvolver o conhecimento técnico científico para redefinir o projeto de componente da sapata de freio para veículos pesados. Propondo redução de peso, foi realizada uma análise crítica do componente no material atualmente indicado SAE 1030 modificado, respeitando as propriedades mecânicas requeridas para o componente de tensão escoamento de 310MPa a 414MPa. Uma pesquisa científica foi elaborada para buscar as opções disponíveis para mudança de material, geometria e processo de fabricação requerido, atendendo os requisitos da norma SPEC B-106-2, 2005 e SPEC 459-C, 2000, que se referem as propriedades do material e tempera em região especificada em projeto, respectivamente. Esta análise gerou um novo projeto que, antes de liberado para fabricação de protótipo para validação, foi simulado matematicamente através de análise por método de elementos finitos observando-se os quesitos de produtividade estipulados pela engenharia de processos. Os resultados foram satisfatórios, pois foi possível encontrar aços compatíveis para a substituição que possibilitaram a redução do peso da peça e a elevação de sua resistência mecânica (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAçopt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleAnálise de aços para aumento de capacidade mecânica e redução de peso de nervuras de sapata de freiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


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