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dc.contributor.advisorStecanela, Nilda
dc.contributor.authorBisinella, Patrícia Borges Gomes
dc.contributor.otherMorés, Andréia
dc.contributor.otherGil, Carmem Zeli de Vargas
dc.contributor.otherMatos, Sônia Regina da Luz
dc.date.accessioned2017-03-30T16:37:56Z
dc.date.available2017-03-30T16:37:56Z
dc.date.issued2017-03-30
dc.date.submitted2016-09-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1982
dc.descriptionO objeto deste estudo analisa as trajetórias de egressos de EJA e sua possível transição para o Ensino Superior, buscando interpretar os diversos ecos que surgem ao longo de sua vida escolar. Inserida na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS), a presente dissertação traz as "Trajetórias de egressos da EJA na transição para o Ensino Superior: um estudo a partir do PROUNI". O problema de pesquisa apresenta a seguinte formulação: "Quais os fatores envolvidos no processo de transição (ou não) dos egressos da EJA para o Ensino Superior?' O objetivo diz respeito à investigação das trajetórias e os fatores envolvidos no processo de transição de egressos da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior no Município de Caxias do Sui-RS. As fontes foram construídas a partir das narrativas dos interlocutores empíricos oriundas de sete entrevistas realizadas com concluintes do Ensino Médio, na modalidade EJA, em duas escolas da rede pública de Caxias do Sul, no ano de 2015, e de cinco entrevistas realizadas com egressos da EJA que ascenderam ao Ensino Superior. Os caminhos investigativos perpassaram o estudo exploratório com alunos de EJA, a fim de alcançar elementos para uma etapa posterior de natureza qualitativa, a partir de entrevistas com egressos, por meio da técnica de snowba/1 sampling, ou bola de neve. O cotidiano escolar dos egressos de EJA é interpretado com base nos pressupostos teóricos da História Cultural, a partir dos desenvolvimentos de Chartier, Pesavento e Burke. O estudo agrega marcadores temporais com a apresentação de um recorte histórico de EJA no Brasil, principalmente os estudos realizados por Haddad, seguindo para marcadores legais por meio da legislação vigente, sua relação com o Ensino Técnico e com o Ensino Superior para, posteriormente, entrar em elementos conceituais como: autonomia, desenvolvida por Paulo Freire; projetos de futuro de José Machado Pais; o reconhecimento de Alex Honneth; e afiliação estudantil de Alan Coulan. Entre os resultados da pesquisa está a necessidade das instituições de ensino superior preocuparem-se com a permanência dos seus alunos, não somente com o ingresso, bem como a necessidade das políticas públicas e práticas pedagógicas que possibilitem a permanência para a devida aprendizagem. Além disso, é preciso que cada vez mais a luta pelos direitos educacionais seja um foco de atuação dos interessados de fato no processo educativo, principalmente aqueles que atuam de forma direta e indireta com a EJA.pt_BR
dc.description.abstractO objeto deste estudo analisa as trajetórias de egressos de EJA e sua possível transição para o Ensino Superior, buscando interpretar os diversos ecos que surgem ao longo de sua vida escolar. Inserida na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDU/UCS), a presente dissertação traz as "Trajetórias de egressos da EJA na transição para o Ensino Superior: um estudo a partir do PROUNI". O problema de pesquisa apresenta a seguinte formulação: "Quais os fatores envolvidos no processo de transição (ou não) dos egressos da EJA para o Ensino Superior?' O objetivo diz respeito à investigação das trajetórias e os fatores envolvidos no processo de transição de egressos da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior no Município de Caxias do Sui-RS. As fontes foram construídas a partir das narrativas dos interlocutores empíricos oriundas de sete entrevistas realizadas com concluintes do Ensino Médio, na modalidade EJA, em duas escolas da rede pública de Caxias do Sul, no ano de 2015, e de cinco entrevistas realizadas com egressos da EJA que ascenderam ao Ensino Superior. Os caminhos investigativos perpassaram o estudo exploratório com alunos de EJA, a fim de alcançar elementos para uma etapa posterior de natureza qualitativa, a partir de entrevistas com egressos, por meio da técnica de snowba/1 sampling, ou bola de neve. O cotidiano escolar dos egressos de EJA é interpretado com base nos pressupostos teóricos da História Cultural, a partir dos desenvolvimentos de Chartier, Pesavento e Burke. O estudo agrega marcadores temporais com a apresentação de um recorte histórico de EJA no Brasil, principalmente os estudos realizados por Haddad, seguindo para marcadores legais por meio da legislação vigente, sua relação com o Ensino Técnico e com o Ensino Superior para, posteriormente, entrar em elementos conceituais como: autonomia, desenvolvida por Paulo Freire; projetos de futuro de José Machado Pais; o reconhecimento de Alex Honneth; e afiliação estudantil de Alan Coulan. Entre os resultados da pesquisa está a necessidade das instituições de ensino superior preocuparem-se com a permanência dos seus alunos, não somente com o ingresso, bem como a necessidade das políticas públicas e práticas pedagógicas que possibilitem a permanência para a devida aprendizagem. Além disso, é preciso que cada vez mais a luta pelos direitos educacionais seja um foco de atuação dos interessados de fato no processo educativo, principalmente aqueles que atuam de forma direta e indireta com a EJA.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProUni (Programa)pt_BR
dc.subjectEducação de adultos - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação - Caxias do Sul (RS) - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAdult education - Caxias do Sul (Brazil)en
dc.subjectSocial integrationen
dc.subjectEducation, Higheren
dc.subjectEducation - Caxias do Sul (Brazil) - Social aspectsen
dc.titleTrajetórias de egressos da EJA na transição para o ensino superior : um estudo a partir do PROUNI (Caxias do Sul 2005-2014)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8252048514492949pt_BR
mtd2-br.author.lattesBISINELLA, P. B. G.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR


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