dc.contributor.advisor | Ciapparini, Joel Vicente | |
dc.contributor.author | Motter, Guilherme | |
dc.contributor.other | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.other | Nabinger, Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2017-04-03T17:46:32Z | |
dc.date.available | 2017-04-03T17:46:32Z | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2076 | |
dc.description | Uma das maiores dificuldades de aplicação da análise de fadiga em veículos e em seus componentes está em desenvolver uma correlação entre os danos causados por fadiga em ensaios de laboratório e testes de estrada. Esta correlação pode contribuir significativamente para a redução do tempo e do custo no desenvolvimento de um novo produto. O objetivo deste trabalho é apresentar uma correlação entre os danos causados em uma poltrona de um ônibus urbano no ensaio de durabilidade em campo com um ensaio controlado de fadiga em laboratório. A prova de durabilidade acelerada alterna tipos de pista, asfalto, terra e paralelepípedo, assim como a condição de carregamento sobre a poltrona. Na prova de laboratório, um carregamento cíclico com frequência e amplitude controladas é aplicado sobre o conjunto da estrutura da poltrona e de seus componentes. Partindo de uma análise utilizando o método de elementos finitos são definidas as regiões mais críticas para ocorrência de uma falha na estrutura da poltrona. Nessas regiões são colados extensômetros e os dados reais de carregamentos são coletados em ambos os ensaios. Com os dados experimentais, utilizando o método rainflow e a teoria do acúmulo do dano, é realizado o cálculo do dano causado por fadiga para cada ponto instrumentado. A partir dos resultados, é relacionado o número de ciclos do ensaio de laboratório que causam um dano de fadiga equivalente ao dano causado no teste de campo, em função da distância percorrida pelo veículo (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Vida - Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Ônibus | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.title | Avaliação do efeito do dano por fadiga em uma poltrona de ônibus urbano : correlação de dados de campo e de laboratório | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |