Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorCiapparini, Joel Vicente
dc.contributor.authorMotter, Guilherme
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.contributor.otherNabinger, Eduardo
dc.date.accessioned2017-04-03T17:46:32Z
dc.date.available2017-04-03T17:46:32Z
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2076
dc.descriptionUma das maiores dificuldades de aplicação da análise de fadiga em veículos e em seus componentes está em desenvolver uma correlação entre os danos causados por fadiga em ensaios de laboratório e testes de estrada. Esta correlação pode contribuir significativamente para a redução do tempo e do custo no desenvolvimento de um novo produto. O objetivo deste trabalho é apresentar uma correlação entre os danos causados em uma poltrona de um ônibus urbano no ensaio de durabilidade em campo com um ensaio controlado de fadiga em laboratório. A prova de durabilidade acelerada alterna tipos de pista, asfalto, terra e paralelepípedo, assim como a condição de carregamento sobre a poltrona. Na prova de laboratório, um carregamento cíclico com frequência e amplitude controladas é aplicado sobre o conjunto da estrutura da poltrona e de seus componentes. Partindo de uma análise utilizando o método de elementos finitos são definidas as regiões mais críticas para ocorrência de uma falha na estrutura da poltrona. Nessas regiões são colados extensômetros e os dados reais de carregamentos são coletados em ambos os ensaios. Com os dados experimentais, utilizando o método rainflow e a teoria do acúmulo do dano, é realizado o cálculo do dano causado por fadiga para cada ponto instrumentado. A partir dos resultados, é relacionado o número de ciclos do ensaio de laboratório que causam um dano de fadiga equivalente ao dano causado no teste de campo, em função da distância percorrida pelo veículo (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectVida - Fadigapt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleAvaliação do efeito do dano por fadiga em uma poltrona de ônibus urbano : correlação de dados de campo e de laboratóriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item