• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A educação patrimonial e o turismo: o caso da aula no Museu do Museu Municipal de Caxias do Sul - RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Fabiana Sales.pdf (6.547Mb)
Data
2014-05-15
Autor
Sales, Fabiana de Lima
Orientador
Gastal, Susana de Araújo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa, caracterizada como um estudo exploratório, de corte qualitativo, tem por objetivo realizar um estudo sobre a teoria e a prática da Educação Patrimonial, no intuito de buscar associações entre este processo e o fenômeno turístico. Para tanto, faz-se um resgate teórico das concepções de Educação como processo de formação do sujeito histórico e de aspectos inerentes ao Turismo Cultural, enquanto uma prática social apoiada nos bens patrimoniais da localidade. O confronto entre a teoria e a prática da Educação Patrimonial se dá através do estudo de caso do Programa de Educação Patrimonial do Museu Municipal de Caxias do Sul, especificamente, do Projeto Aula no Museu. Tendo como base os pressupostos da pesquisa etnográfica, participante, acompanha-se a Aula no Museu, registrando seu desenvolvimento; entrevista-se profissionais envolvidos no planejamento e execução do projeto e aplicam-se questionários a estudantes com participação na Aula no Museu e a outros em vias de fazê-lo, a fim de apreender se a experiência no Museu altera significativamente a percepção dos seus participantes quanto ao patrimônio cultural representado pelo acervo do Museu. Como resultados, têm-se a observação dos aportes teórico-metodológicos da Educação Patrimonial na experiência do Museu Municipal de Caxias do Sul, a constatação de que a temática da imigração italiana é vivenciada na rede de ensino formal de modo que a Aula no Museu apenas complementaria os conhecimentos adquiridos na escola, assim como se verifica, ainda, que a proposta do referido Programa de Educação Patrimonial utiliza como recurso didático, sobretudo, o legado cultural do imigrante italiano, o que contribui no fortalecimento do imaginário de italianidade apropriado pelo turismo em Caxias do Sul.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/228
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [192]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • A FEB em Caxias do Sul: o museu enquanto um lugar de memória 

    Griebler, Guilherme (2018-07-23)
    A presente dissertação apresenta a ideia do uso de um site pedagógico como ferramenta de apoio para o Museu dos Ex–combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, situado em Caxias do Sul - RS. ...
  • Museu de Território de Galópolis : uma estratégia para a preservação do patrimônio industrial e identidade local 

    Erlo, Geovana (2019-12-16)
    O objetivo deste estudo é analisar como a musealização do território de Galópolis promoveu a preservação do patrimônio industrial e da identidade local, observando também como a população do então bairro Galópolis, interior ...
  • Implementação de um museu virtual dos resíduos sólidos como subsídio para o correto manejo 

    Giacomoni, Rui Rafael Faraco (2019-06-07)
    Este estudo tem como principal objetivo a criação de um Museu Virtual dos Resíduos Sólidos (MVRS), considerando que os Resíduos Sólidos impactam negativamente no meio ambiente e que a sociedade, em geral, necessita ter ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV