Práticas de inteligência competitiva e a compreensão de indicadores econômicos para a decisão baseada em dados em pequenas e médias empresas de Caxias do Sul
Zusammenfassung
Indicadores econômicos e sociais consistem em sinalizadores do comportamento das diferentes variáveis econômicas e sociais, fundamentais para a melhoria da compreensão da situação atual e delimitação do viés de curto prazo da economia. Em âmbito organizacional, servem para subsidiar o processo de tomada de decisão estratégica, permitindo que a empresa estabeleça técnicas e práticas condizentes com seu ambiente externo, como é o caso da Inteligência Competitiva. Esse estudo teve por objetivo examinar as práticas de inteligência competitiva, compreensão de indicadores econômicos e sociais, e a decisão baseada em dados de pequenas e médias empresas de Caxias do Sul. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa caracterizada quanto a sua finalidade como exploratória e descritiva, adotando como procedimento técnico uma survey. Os 204 participantes da pesquisa são gestores de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) de Caxias do Sul. Os resultados indicam que, em diferentes níveis, os gestores compreendem os indicadores econômicos e sociais, utilizam dados para a tomada de decisão e praticam inteligência competitiva. Foi identificada uma correlação no aspecto dinâmico da informação, de seu compartilhamento e de sua disseminação.