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Adaptação de um método de formação de ambientes de organizações virtuais orientadas à inovação de produto

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Dissertacao Thiago Andre Finimundi.pdf (1.173Mb)
Data
2017-05-31
Autore
Finimundi, Thiago André
Orientador
Vidor, Gabriel
Metadata
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Abstract
Adoção de práticas colaborativas entre organizações outrora competidoras tem se acelerado, em especial em razão da nova realidade econômica enfrentada pelas empresas. De fato, observa-se que a popularização colaborativa é dependente da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação, o que diminui as barreiras geográficas e temporais, caracterizando-se como um fator habilitador para a formação de redes interempresariais. A criação de organizações virtuais, todavia, estende-se além da identificação das empresas mais adequadas à oportunidade que se visa atender. Neste sentido, o objetivo desta dissertação foi propor um método de formação de organizações virtuais orientadas à inovação de produto. Sendo assim, esta pesquisa é dividida em duas etapas, uma de abordagem qualitativa e objetivo exploratório, e uma quantitativa, com objetivo descritivo. Na etapa exploratória é adaptado um modelo de referência para modelagem de ambientes de criação de organizações virtuais. A partir do modelo, foi construído um modelo teórico, a fim de verificar as relações entre os construtos Relações Interorganizacionais e Inovação com as dimensões de modelagem. A segunda etapa, de abordagem quantitativa e natureza descritiva, teve por objetivo estruturar o modelo proposto a partir das diretrizes estabelecidas no modelo teórico.. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário estruturado, em escala Likert de cinco pontos, adaptado de Machado e Carvalho (2013). Os resultados apontam que há consistência teórica entre as quatro dimensões do ambiente de formação de organizações virtuais e os dez fatores do ambiente de inovação. Dessa forma, foi possível a definição do método de formação de organizações virtuais orientadas à inovação de produto em quatro dimensões. Como sugestões de estudos futuros, recomenda-se nova coleta no mesmo contexto, ampliando a amostra, além de se replicar este estudo em cadeias de suprimentos de segmentos distintos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2635
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

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