Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorBelusso, Roniele
dc.contributor.otherBisol, Cláudia Alquati
dc.contributor.otherMunhoz, Angelica Vier
dc.date.accessioned2017-06-26T13:31:48Z
dc.date.available2017-06-26T13:31:48Z
dc.date.issued2017-06-26
dc.date.submitted2017-05-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/2777
dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos sobre os conceitos de poder e saber, bem como o funcionamento da inclusão escolar na legislação. Para orientar este estudo, tomou-se a cartografia como inspiração, definindo-se duas pistas/instrumentos. Esses constituíram-se do caderno de anotações e dos registros escolares normativos. O caderno de anotações identificou um documento de produção escolar que foi de encontro com todos os documentos oficiais buscados. Essa produção ganhou o contorno de saber produzido pela escola, sendo denominada Saberes Curriculares de um Currículo Adaptado. Nos registros escolares normativos, encontraram-se termos/expressões que identificavam o indivíduo com necessidades educativas especiais. A partir desses registros, foi possível identificar vestígios de saberes psicológicos e médicos, os quais foram denominados noções de um saber psicológico e noções de um saber médico. A produção desta cartografia, a partir dos registros do caderno de anotações e dos registros normativos da escola, evidenciou três saberes que se fizeram constantemente presentes. Tais saberes conectam-se o tempo inteiro. Entretanto, um deles - o saber curricular de um currículo adaptado -, para poder funcionar, precisa de outros dois – as noções de um saber psicológico e as noções de um saber médico.pt_BR
dc.description.abstractThis Master’s Dissertation has the purpose of evidencing the knowledge of school records from students who attended the Specialized Educational Assistance (SEA). It was developed a theoretical framework with some information about the concepts of power and knowledge, as well as school inclusion functioning in relation to legislation. To guide this research, cartography was used as inspiration, through the definition of two clues/instruments. They were the notebooks and the normative school records. The notebook identified a school production document which met all the searched official documents. This production received the knowledge form produced by school, called Curricular Knowledge of an Adapted Curriculum. In the normative school records, there were terms/expressions which identified the individual with special educational needs. From this information, it was possible to verify traces of psychological and medical knowledge, which were called notions of a psychological knowledge and notions of a medical knowledge. The production of this cartography, from notebook records and from school normative records, evidenced that three types of knowledge were constantly present. Such types of knowledge connect to each other all the time. However, the Curricular Knowledge of an Adapted Curriculum needs two other types of knowledge to properly function, the notions of a psychological knowledge and the notions of a medical knowledge.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectStudent teachingen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectCartographyen
dc.titlePaisagens do atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9521370773656928pt_BR
mtd2-br.author.lattesBELUSSO, RONIELEpt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorMatos, Sônia Regina da Luz


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples