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dc.contributor.advisorPozenato, Jose Clemente
dc.contributor.authorSarmento, Rosemari
dc.date.accessioned2014-05-21T16:03:28Z
dc.date.available2014-05-21T16:03:28Z
dc.date.issued2014-05-21
dc.date.submitted2008-08-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/314
dc.descriptionEsta dissertação situa-se na intersecção da literatura com o cinema. O objetivo é lançar um olhar sobre os seus respectivos processos de criação e significação, considerando suas especificidades. Pois mesmo quando parte de um texto literário, o cinema diverge, ultrapassa e atravessa a linha de partida, apresentando diferentes dimensões e processos. Como a literatura e o cinema operam num mesmo espaço, o da narratividade, em um segundo momento, uma análise comparativa é feita, onde as duas obras (o romance e o filme homônimo Lavoura arcaica) e seus textos são confrontados a partir de alguns de seus procedimentos narrativos. Dentro do recorte adotado problematiza-se em que medida o romance e o filme representam o conflito pai/tradição (Iohána) versus filho/modernidade (André), vinculando-o diretamente à questão da cultura regional decorrente do confronto da tradição do imigrante libanês, descendente de uma cultura judaica e cristã, com outro território regional e cultural. Ou seja, procura-se mostrar como esta é percebida e construída através do discurso literário de Raduan Nassar e, posteriormente, traduzida e constituída no discurso fílmico de Luiz Fernando Carvalho.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is situated at the intersection of literature and cinema. The objective is to launch a new look on its respective creation and signification methods, considered as their specificities. Therefore, even if constructed in part or entirely from a literary text, cinema diverges, exceeds and crosses the initial status, presenting different dimensions and processes. As literature and cinema operate in the same environment, the one of narration, in a second moment, a comparative analysis is made from both works (the romance and the film Lavoura arcaica) and its texts are confronted thru some of its narrative procedures. From the adopted study approach, it is problematized in which measure the romance and the film do present the conflict father/tradition (Iohána) versus son/modernity (André), tying it directly with the question of regional culture decurrent from the conflict between the Lebanese tradition, descendent from a Jewish and Christian immigration culture, and another regional and cultural territory. It shows then how such confrontation is perceived and constructed from the literary speech of Raduan Nassar and, later, translated and constituted into the filmic speech of Luiz Fernando Carvalho.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteratura e cinemapt_BR
dc.subjectImigração libanesapt_BR
dc.subjectTradição culturalpt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectLavoura Arcaica (Filme, 2001)pt_BR
dc.subjectLavoura Arcaica (Obra literária, 1975)pt_BR
dc.subjectRaduan Nassarpt_BR
dc.subjectLiterature and cinemapt_BR
dc.subjectLebanese immigrationpt_BR
dc.subjectCultural traditionpt_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectLavoura Arcaicapt_BR
dc.titleÀ esquerda do pai: a narrativa de Lavoura Arcaica na literatura e no cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0148310591809616pt_BR
mtd2-br.author.lattesSARMENTO, Rosemaript_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado Acadêmicopt_BR


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