Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorSilva, Suzana França de Oliveira da
dc.contributor.otherCunha, Silvio Luiz Souza
dc.contributor.otherMesquita, Alexandre
dc.date.accessioned2017-11-24T16:41:09Z
dc.date.available2017-11-24T16:41:09Z
dc.date.issued2017-11-24
dc.date.submitted2017-10-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3323
dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório integrado em uma investigação mais ampla que visa à promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental na área de Óptica Geométrica. É feita uma descrição detalhada da teoria da aprendizagem significativa na visão clássica de David Ausubel e os possíveis obstáculos epistemológicos que podem ocorrer em uma atividade exploratória. Com o presente estudo fez-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Médio referentes ao assunto. No desenvolvimento do trabalho foram desenvolvidos pelos alunos mapas conceituais e uma oficina com câmara escura (sic).pt_BR
dc.description.abstractThis work presents results of an exploratory result integrated in a broader research that aims to Significant Learning Promotion in Physics, focused on Experimental Work in Geometric Optics. It is done a detailed description of the theory of meaningful learning in the classic vision of David Ausubel and the possible epistemological obstacles that can occur in an exploratory activity. With the present study it was made a survey of learning situations in the classroom in the field of physics, based on experimental work. To obtain opinions were applied questionnaires to high school students regarding the subject. In the development of the work were developed by the students concept maps and a workshop with camera escura (sic).en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio) -- Educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectPhysics - Study and teaching (High school)en
dc.subjectFísica -- Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPhysics (High School) - Educationen
dc.titleAprendizagem potencialmente significativa de óptica geométrica em laboratóriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5299576493025242pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, S. F. Opt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorGiovannini Junior, Odilon


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples