dc.contributor.advisor | Catelli, Francisco | |
dc.contributor.author | Silva, Suzana França de Oliveira da | |
dc.contributor.other | Cunha, Silvio Luiz Souza | |
dc.contributor.other | Mesquita, Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2017-11-24T16:41:09Z | |
dc.date.available | 2017-11-24T16:41:09Z | |
dc.date.issued | 2017-11-24 | |
dc.date.submitted | 2017-10-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3323 | |
dc.description | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo exploratório integrado em uma investigação mais ampla que visa à promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental na área de Óptica Geométrica. É feita uma descrição detalhada da teoria da aprendizagem significativa na visão clássica de David Ausubel e os possíveis obstáculos epistemológicos que podem ocorrer em uma atividade exploratória. Com o presente estudo fez-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Médio referentes ao assunto. No desenvolvimento do trabalho foram desenvolvidos pelos alunos mapas conceituais e uma oficina com câmara escura (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents results of an exploratory result integrated in a broader research that aims to Significant Learning Promotion in Physics, focused on Experimental Work in Geometric Optics. It is done a detailed description of the theory of meaningful learning in the classic vision of David Ausubel and the possible epistemological obstacles that can occur in an exploratory activity. With the present study it was made a survey of learning situations in the classroom in the field of physics, based on experimental work. To obtain opinions were applied questionnaires to high school students regarding the subject. In the development of the work were developed by the students concept maps and a workshop with camera escura (sic). | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) -- Educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Physics - Study and teaching (High school) | en |
dc.subject | Física -- Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Physics (High School) - Education | en |
dc.title | Aprendizagem potencialmente significativa de óptica geométrica em laboratório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5299576493025242 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SILVA, S. F. O | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.contributor.coorientador | Giovannini Junior, Odilon | |