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dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorPeruchin, Débora
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherBasso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.date.accessioned2017-12-12T12:21:55Z
dc.date.available2017-12-12T12:21:55Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017-10-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3374
dc.descriptionEsta pesquisa pretendeu investigar de que forma aspectos emocionais influenciam o processo de aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com alunos de uma escola da rede municipal de educação de Caxias do Sul – RS. O corpus da pesquisa foi constituído a partir das transcrições das entrevistas semiestruturas realizadas com quinze alunos da escola. Os dados foram analisados e discutidos utilizando a Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Moraes e Galiazzi. A fundamentação teórica do trabalho apresenta as concepções de Matemática, aprendizagem, educação matemática e aspectos emocionais, tendo Vygotsky como principal referencial teórico. Observou-se que os aspectos emocionais influenciam a aprendizagem, principalmente: por meio do relacionamento com os professores; por meio do relacionamento com os colegas; por meio da influência da família e da sociedade; e por meio de reações físicas e comportamentais. Notou-se a importância de os alunos estarem motivados e interessados em aprender Matemática. Percebeu-se que uma relação emocional positiva entre alunos e professores favorece o processo de aprendizagem, assim como um bom relacionamento com os colegas. Destacou-se a dimensão socializadora da escola e a importância da convivência para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Notou-se que a influência da opinião dos familiares reflete na relação que o aluno estabelece com seus estudos e no seu pensamento a respeito da importância da Matemática. Recebeu destaque a percepção de que a Matemática será útil no futuro, em uma profissão ou curso superior. Porém, os alunos tiveram dificuldade para perceber uma utilidade da Matemática no tempo atual que vá além de cálculos simples no mercado. Observou-se também a necessidade de o professor reconhecer as reações emocionais de seus alunos para orientá-los a lidar com suas emoções. Sem pretender esgotar as discussões neste trabalho, pretendeu-se desenvolver uma pesquisa que pudesse contribuir para as reflexões sobre a educação, especialmente para a educação matemática. Inúmeras discussões ainda podem ser feitas a respeito dos aspectos emocionais envolvidos na aprendizagem de Matemática, já que as emoções constituem parte importante de todo processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed at investigating how emotional aspects can influence the learning process of Mathematics in the final grades of Elementary School. With that purpose, a qualitative research was carried out with students at a municipal public school in Caxias do Sul – RS. The corpus of the research was constituted from the transcripts of semi structured interviews with 15 students of the school. Data were analyzed according to Discourse Text Analysis proposed by Moraes and Galiazzi. Theoretical support for the study is based on concepts regarding Mathematics, learning, mathematical education and emotional aspects, having Vygotsky as its major reference. It was observed that emotional aspects do influence learning, especially through the relationship established with teachers, the relationship established with classmates; through the influence coming from their family and from Society, and through physical and behavioral reactions. It was also observed that a positive relationship between students and teachers favor learning process, as well as a good relationship with the classmates. A highlight of the study was the socializing dimension of school and the importance of living with others for children and teenagers’ development. It was noticed that family members’ opinion reflects on the relationship that the student establishes with his studies and on his thoughts about the importance of Mathematics. One perception that outstood was the one related to Mathematics being useful in the future, in a profession or in higher education. However, students had difficulty to recognize utility in Mathematics nowadays which would go beyond simple calculations at the market. It was also noticed that it is necessary that teachers can recognize their students’ emotional reaction so as to orient them on how to deal with their emotions. Without any intention of exhausting the discussions on this study, what was intended was to develop a research that could contribute for the reflections about education, especially mathematical education. A countless number of discussions can still take place concerning emotional aspects involved in learning Mathematics, since emotions are important part of the whole learning process.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.titleAspectos emocionais no processo de aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6620968558906697pt_BR
mtd2-br.author.lattesPERUCHIN, D.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorSoares, Eliana Maria do Sacramento


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