Mostra i principali dati dell'item
A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
dc.contributor.advisor | Mesquita, Alexandre | |
dc.contributor.author | Lanza, Nasser Meneghetti | |
dc.contributor.other | Cunha, Silvio Luiz Souza | |
dc.contributor.other | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T15:48:44Z | |
dc.date.available | 2018-02-15T15:48:44Z | |
dc.date.issued | 2018-02-15 | |
dc.date.submitted | 2017-03-05 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3451 | |
dc.description | Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão acerca do tema e buscando uma resolução não única e estanque na linha da proposta de aprendizagem significativa de Ausubel. Com a crítica de Galileu, traduzida por citações de alguns autores, elenca-se uma série de elementos de oposição à história contada nos livros didáticos, indicando um viés de solução por meio das medidas de pesos e não de volumes. Como produto do trabalho, propõe-se mostrar uma alternativa pedagógica através de um filme produzido por alunos e ex-alunos da terceira série do Ensino Médio Politécnico, a respeito desse tema, se valendo da visão de medidas de pesos e não de volumes como colocados nos livros didáticos, procurando um enlace conceitual e histórico da Ciência. Os alunos escreveram, ao final do filme, um texto expressando o poder desse recurso didático, os sentimentos acerca de atuar e os elementos marcantes dessa produção. Após a produção do filme, o mesmo foi apresentado a uma turma de segunda série do Ensino Médio, através de procedimento metodológico calcado no citado escopo teórico da aprendizagem significativa. Foi realizada com esses alunos uma análise qualitativa através de Mapas Conceituais, na busca de subsunçores, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Ao final, os resultados mostraram mudança na ideia do método utilizado por Arquimedes através dos Mapas Conceituais e textos construídos pelos alunos. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to discuss how Archimedes would have solved the problem of Hiero king's crown, addressing the solution mentioned by Galileo, proposing a discussion on the subject and seeking a non-single resolution, in line with the significant learning proposed Ausubel. One describes the critical line of Galileo, translated quotes from some authors, lists a series of opposition elements to the story told in textbooks. As a product, it is proposed to show an educational alternative through a film produced on this subject, using the vision of weights measures and not the volumes, as placed in textbooks, for students and former students of the third year of high school Polytechnic, looking for a conceptual and historical link of Science. These students write at the end of the film a text expressing the power of this teaching strategy, feelings about acting and remarkable elements of this production. After production of the film, it was presented to a class of second grade of high school, through methodological approach grounded in that theoretical scope of meaningful learning. It was conducted with these students a qualitative analysis through concept maps, in search of subsumption and evaluation of results. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Science - Study and teaching | en |
dc.title | A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3022776701917468 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | LANZA, N. M. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |