Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorBertolla, Fernando Luís
dc.contributor.authorLaner, Morgana
dc.contributor.otherLeites, Eduardo Tomedi
dc.contributor.otherJaroseski, Sinara
dc.date.accessioned2018-02-16T20:05:22Z
dc.date.available2018-02-16T20:05:22Z
dc.date.issued2018-02-16
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3466
dc.descriptionNo cenário atual de mercado, é fundamental conduzir meios eficazes de controle, porém, isso é um grande desafio para os gestores. Na necessidade da empresa estar presente no mercado de consumo, o conhecimento dos dados para formação do preço de venda dos produtos e serviços torna-se uma vantagem competitiva relevante para as organizações. Este trabalho teve por objetivo apresentar a influência da alteração do imposto ICMS no Rio Grande do Sul a partir da lei n° 14743/2015 e a importância da gestão de custos em uma empresa do ramo metalúrgico. Neste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso onde se apresentou uma análise gerencial dos custos, através dos dados coletados na empresa Alpha S/A. Os procedimentos metodológicos utilizados foram estudo de caso com uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Através de relatórios obtidos juntamente com os analistas da empresa, construiu-se planilhas eletrônicas, que compõe a base de dados desse estudo. Por meio da análise desses dados foram selecionados cinco produtos que representam maior faturamento no período de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. Após o levantamento das informações fiscais e de custos desta amostra de produtos, foram realizados os cálculos do preço de venda destes itens nos dos dois períodos. Posteriormente foi realizado um comparativo do preço trabalhado com o projetado para janeiro de 2016, uma vez que a empresa optou por repassar somente 1,3746% de aumento no preço final, assim não incluindo o aumento total da alíquota do ICMS no mark-up. Conclui-se que com a decisão da empresa em não repassar o aumento de 3,4792% no preço final de venda, devido a fatores mercadológicos, impactou em uma perda na margem de lucro de 0,5982%. Mesmo com reflexo negativo na margem de lucro a empresa conseguiu aumentar sua receita no ano de 2016 em 30,8233%. Embora o mercado e a concorrência influenciem na formação do preço de venda, as empresas necessitam conhecer todos os custos envolvidos no processo e o real impacto que estes terão no produto final, preservando a rentabilidade do negócio (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTributospt_BR
dc.subjectImposto sobre circulação de mercadorias e serviçospt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectVenda - Preçospt_BR
dc.titleAlteração da alíquota interna do ICMS no Rio Grande do Sul : uma análise da composição de preço de venda de uma empresa do ramo metalúrgicopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Ciências Contábeispt_BR


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item