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dc.contributor.advisorBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.authorÁvila, Newton Fernandes de
dc.contributor.otherSantos, Marcia Maria Cappellano dos
dc.contributor.otherCunha, Maria Luiza Oliveira da
dc.date.accessioned2018-03-12T11:21:47Z
dc.date.available2018-03-12T11:21:47Z
dc.date.issued2018-03-05
dc.date.submitted2017-12-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/3548
dc.descriptionEsta pesquisa propõe a dança circular, como expressão de vínculos de acolhimento e amorosidade, em condições de oferecer sinalizadores para a hospitalidade. Tem como objetivos específicos: apresentar a dança circular num contexto relacional entre os sujeitos; relacionar os conceitos de acolhimento e amorosidade à dança circular; identificar sinalizadores de hospitalidade, nos vínculos marcados pelo acolhimento e amorosidade, em decorrência da dança circular. Em termos teóricos, é transdisciplinar, envolve estudos sobre dança circular, corpo, hospitalidade, acolhimento e amorosidade. A Cartografia de Saberes, proposta por Baptista, é a orientação metodológica para a produção deste estudo, com realização das trilhas de saberes pessoais, saberes teóricos e a usina de produção. Foram realizadas aproximações investigativas, com levantamento bibliográfico, desenvolvimento de intervenções de dança em diversos ambientes e observação do corpo participante. Nas ações práticas, observação direta, observação participante, rodas de conversa, relatos de vivências e experimentação com desenvolvimento da dança circular. Os resultados indicaram que o desenvolvimento da dança circular, em diversos ambientes, proporcionou, aos sujeitos participantes, sensação de bem-estar, laços de proximidade, acolhimento e amorosidade. A dança circular é uma forma de integrar o corpo e sua expressividade, em situação de comunicação e expressão. É capaz de acionar o pensamento e explorar a criatividade, para improvisar e, ao mesmo tempo, estabelecer a conexão de troca com este ‘outro’, o desconhecido. Trata-se de prática cooperativa, envolvendo uma nova-velha forma de lidar com as relações humanas em equipes de trabalho e no cotidiano, certamente como faziam nossos ancestrais. Proporciona sensação de pertencimento e provoca soltura nos corpos, relaxamento e relação-convívio. Há ampliação do bem-estar físico, mental, emocional, energético e social, no processo que costura as relações interpessoais. Ao tocar e ser tocado na dança circular, há a inserção da permissão de envolvimento, fluidez necessária para a constituição das emoções, do acolhimento e da amorosidade, que, por sua vez, terá resultados diferenciados, gerando condições de hospitalidadept_BR
dc.description.abstractThis research proposes the circular dance, as an expression of the bonds of welcoming and amorousness, in conditions to offer signs for the hospitality. It has specific objectives: to present the circular dance in a relational context between the subjects; to relate the concepts of welcoming and amorous to circular dance; to identify flags of hospitality, in the bonds marked by the welcoming and amorousness, as a result of the circular dance. In theoretical terms, it is transdisciplinary, involves studies on circular dance, body, hospitality, welcoming and amorousness. The Cartography of Saberes, proposed by Baptista, is the methodological orientation for the production of this study, with the realization of the tracks of personal knowledge, theoretical knowledge and the production plant. Investigative approaches were carried out, with a bibliographical survey, development of dance interventions in several environments and observation of the participant body. In practical actions, direct observation, participant observation, talk wheels, experiences reports and experimentation with circular dance development. The results indicated that the development of circular dance, in several environments, provided the participants with a feeling of well-being, close ties, welcoming and love. Circular dance is a way of integrating the body and its expressiveness, in a situation of communication and expression. It is capable of triggering thought and exploring creativity, to improvise and, at the same time, to establish the connection of exchange with this 'other', the unknown. It is a cooperative practice, involving a new way of dealing with human relations in work teams and daily life, as our ancestors certainly did. It provides a sense of belonging and causes ease in bodies, relaxation and relationship. There is an increase in physical, mental, emotional, energetic and social well-being in the process that stitches interpersonal relationships. By touching and being touched in the circular dance, there is the insertion of the permission to be involved, fluidity necessary for the constitution of emotions, welcoming and love, which, in turn, will have different results, generating conditions of hospitality.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectDanças folclóricaspt_BR
dc.subjectHospitalityen
dc.subjectFolk dancingen
dc.titleDança circular e hospitalidade : um corpo que se expressa e acolhe com amorosidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4959093541594331pt_BR
mtd2-br.author.lattesÁVILA, NEWTON FERNANDES DEpt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorGastal, Susana de Araújo


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