• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise da soldabilidade dos aços com baixo teor de carbono e de alta resistência e baixa liga aplicados à fabricação de poltronas de ônibus

Thumbnail
View/Open
TCC Mateus da Silva Mezzalira.pdf (3.151Mb)
Date
2018-04-05
Author
Mezzalira, Mateus da Silva
Orientador
Acosta, Victor Hugo Velazquez
Metadata
Show full item record
Abstract
Poltronas são componentes críticos que devem oferecer conforto e segurança aos passageiros e, diante disso, o projeto necessita de grande atenção a fim de serem evitadas falhas. O presente trabalho teve como objetivo analisar a soldabilidade dos aços com baixo teor de carbono com aços de alta resistência e baixa liga aplicados à fabricação de poltronas de ônibus. A partir de estruturas de poltronas soldadas com diferentes parâmetros de soldagem, foram realizados ensaios não-destrutivos como a inspeção visual e ensaio por líquidos penetrantes. Posteriormente os corpos de prova foram submetidos à análise de durabilidade através de dispositivo de simulação de cargas cíclicas. Mesmo que este ensaio não tenha oferecido uma correlação direta entre a durabilidade e os parâmetros de soldagem utilizados, os resultados sugerem a fragilidade da estrutura, devido à falha de fadiga ocorrida próxima à junta soldada do perfil, fabricado em aço de alta resistência e baixa liga, quando submetido a maior corrente de soldagem. Os ensaios metalográficos e os ensaios de microdureza permitiram a avaliação das características microestruturais das regiões afetadas pelo calor da junta soldada. A análise dos resultados dos ensaios relaciona as alterações ocorridas no âmbito microestrutural e indicam as possíveis reduções da durabilidade do conjunto com o aumento da corrente de soldagem aplicada no processo GMAW utilizado na fabricação das poltronas (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3641
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV