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Análise conceitual, numérica e experimental do fenômeno da aeroelasticidade utilizando modelo de asa rígida
dc.contributor.advisor | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.author | Vergani, Rodrigo Diogo | |
dc.contributor.other | Nabinger, Eduardo | |
dc.contributor.other | Suarez, Oscar Alfredo Garcia de | |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T14:05:32Z | |
dc.date.available | 2018-04-09T14:05:32Z | |
dc.date.issued | 2018-04-09 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3651 | |
dc.description | Aeroelasticidade é definida como uma ciência que estuda a interação mútua entre forças aerodinâmicas e forças elásticas, na influência no projeto do avião. Entre os fenômenos aeroelásticos, o que mais se destaca é o flutter. O flutter é uma instabilidade dinâmica que ocorre em um avião em vôo, podendo resultar em uma falha catastrófica, a uma velocidade chamada de velocidade de flutter. O projeto de qualquer nova estrutura aeronáutica deve demonstrar que ela é segura e livre da ocorrência deste fenômeno. Por isso, foi desenvolvido um método analítico através da equação do movimento para uma seção típica com dois graus de liberdade, torção e flexão, combinadas com o modelo aerodinâmico não estacionário de Theodorsen. A solução do problema de flutter foi resolvida pelo método V-g. O software MATLAB® foi utilizado para obter a velocidade crítica do flutter. Foi obtido a velocidade crítica de 12,67 m/s. Para a comparação com resultados analíticos, foi projetado e fabricado um dispositivo experimental, onde a velocidade crítica foi encontrada através de ensaios no túnel de vento da Universidade foi de 12 m/s. Um erro de 5,29 %, entre as velocidades foi encontrado. Pode-se concluir, que o dispositivo experimental fabricado atendeu as expectativas iniciais e atingiu as características esperadas, onde foi possível evidenciar o fenômeno de flutter (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aeroelasticidade | pt_BR |
dc.subject | Flutter (Aerodinâmica) | pt_BR |
dc.subject | Túneis aerodinâmicos | pt_BR |
dc.title | Análise conceitual, numérica e experimental do fenômeno da aeroelasticidade utilizando modelo de asa rígida | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |