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Análise conceitual, numérica e experimental do fenômeno da aeroelasticidade utilizando modelo de asa rígida

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Mostra/Apri
TCC Rodrigo Diogo Vergani.pdf (4.002Mb)
Data
2018-04-09
Autore
Vergani, Rodrigo Diogo
Orientador
Linzmaier, Paulo Roberto
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Aeroelasticidade é definida como uma ciência que estuda a interação mútua entre forças aerodinâmicas e forças elásticas, na influência no projeto do avião. Entre os fenômenos aeroelásticos, o que mais se destaca é o flutter. O flutter é uma instabilidade dinâmica que ocorre em um avião em vôo, podendo resultar em uma falha catastrófica, a uma velocidade chamada de velocidade de flutter. O projeto de qualquer nova estrutura aeronáutica deve demonstrar que ela é segura e livre da ocorrência deste fenômeno. Por isso, foi desenvolvido um método analítico através da equação do movimento para uma seção típica com dois graus de liberdade, torção e flexão, combinadas com o modelo aerodinâmico não estacionário de Theodorsen. A solução do problema de flutter foi resolvida pelo método V-g. O software MATLAB® foi utilizado para obter a velocidade crítica do flutter. Foi obtido a velocidade crítica de 12,67 m/s. Para a comparação com resultados analíticos, foi projetado e fabricado um dispositivo experimental, onde a velocidade crítica foi encontrada através de ensaios no túnel de vento da Universidade foi de 12 m/s. Um erro de 5,29 %, entre as velocidades foi encontrado. Pode-se concluir, que o dispositivo experimental fabricado atendeu as expectativas iniciais e atingiu as características esperadas, onde foi possível evidenciar o fenômeno de flutter (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3651
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

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