Integração da robótica LEGO® RCX com o Arduino
Fecha
2018-07-12Autor
Boff, Ederson Luís
Orientador
Morales, Andréa Cantarelli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A robótica educacional nasceu do princípio da construção do conhecimento através da interação do ser humano com o ambiente e a sua compreensão do mesmo. Aliado a esta ideologia, o computador representa uma ferramenta muito importante nesse processo educacional, criando um ambiente de aprendizagem inovador. Surgiu então a robótica educacional, visando o aperfeiçoamento e a ampliação do conhecimento de estudantes através da montagem e programação de robôs autônomos utilizando kit?s de robótica, além do desenvolvimento de habilidades e competências adjuntos aos avanços tecnológicos. Com base nesses aspectos, surgiu a motivação de realizar a integração da robótica LEGO® com a plataforma Arduino, unificando a tecnologia de programação com a atualidade. Para tal fim, efetuou-se a análise de hardware do bloco programável RCX, dos sensores e atuadores LEGO®. Com a finalidade de controlar esses atuadores com o Arduino UNO, se fez necessário o desenvolvimento de uma placa auxiliar, acoplada ao mesmo, bem como a expansão do número de conexões para a ligação de sensores e atuadores, aumentando a flexibilidade, diversidade e interação na montagem de projetos robóticos. Também foram confeccionados cabos de energia e trocados os sensores de luz. Para auxiliar na programação de software do Arduino, foi elaborado um manual didático e também foram demonstrados os resultados obtidos com o projeto proposto, em comparação ao kit de robótica educacional LEGO® Mindstorms RCX presente na Instituição de Ensino Superior onde foi desenvolvido o projeto (sic).