Desempenho no exame de suficiência do CFC : uma análise da assertividade por conteúdo das regiões do Brasil
Datum
2018-08-27Autor
Sottoriva, Luana
Orientador
Denicol, Maria Salete Goulart Martins
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O surgimento de novas Instituições de ensino superior no Brasil fez com que surgissem diversos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, o Conselho Federal de Contabilidade preocupado com a capacitação técnica e qualificação dos serviços destes novos profissionais que adentram o mercado de trabalho, aprovou o exame de suficiência. Através desse exame os bacharéis em Ciências Contábeis precisam comprovar conhecimentos medianos, nos conteúdos estudados ao longo do ensino superior, para conseguirem o registro profissional de Contador. O exame de suficiência após sua suspensão em 2005 voltou a ser aplicado somente em 2011, após regulamentação dada através da Lei 12.249/2010. Assim, essa pesquisa procurou responder a seguinte questão: Qual região do Brasil apresenta o melhor desempenho perante o exame de suficiência e os conteúdos que exibem os maiores e menores índices de assertividade? Para responder essa questão utilizou-se uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, relata-se o surgimento da contabilidade, passando pela profissão contábil, instituições de ensino, órgãos de classe, obrigatoriedade do exame de suficiência e descrição dos conteúdos exigidos no exame de suficiência. Por intermédio de relatórios estatísticos, disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade, dos exames de suficiência realizados no território Brasileiro, do período de 2011 ao primeiro exame de 2017 foi avaliado os percentuais de assertividade por conteúdo das regiões Centro Oeste, Nordeste, Norte e Sul do Brasil, com o objetivo de descobrir qual região apresenta o melhor desepenho com relação a assertividade e quais são os conteúdos que exibem maior e menor assertividade (sic).