• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Luz, câmera, animação : uma reflexão sobre a construção dos conceitos de geometria espacial

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Graziele Dallacua.pdf (6.996Mb)
Data
2018-10-01
Autor
Dall' Acua, Graziele
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu na investigação de uma prática pedagógica aplicada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sobre conceitos de Geometria Espacial. A temática desenvolvida surgiu diante da discrepância observada entre os conteúdos da grade curricular do município no qual os estudantes estavam inseridos e aqueles indicados na Base Nacional Comum Curricular (em versão preliminar disponível à época do início da pesquisa), aliada à curiosidade e à vontade de aprimorar a prática pedagógica da professora pesquisadora. Concebido para compreender qual a contribuição de uma proposta didática que integra a utilização de materiais manipuláveis e a produção de audiovisuais na apropriação de conceitos, o projeto atingiu seu objetivo principal: o de promover a aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial. Embasado nas concepções teóricas de Paulo Freire sobre a aprendizagem, que têm a autonomia como princípio educativo, este projeto também desenvolveu fundamentos sólidos para um novo modelo educomunicacional, democrático e dialógico da Educomunicação. Promoveu-se, outrossim, a construção de ecossistemas comunicativos, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso, estruturado através dos Três Momentos Pedagógicos. Uma avaliação mediadora esteve a serviço da aprendizagem e da melhoria da ação pedagógica, contemplando a autoavaliação, tanto por parte dos estudantes, quanto da professora. Os dados, obtidos e analisados seguindo orientações da análise textual discursiva, mostraram o progresso dos estudantes no desenvolvimento de cinco habilidades geométricas: a visual, a verbal, a gráfica, a lógica e a de aplicação. Além disso, ao se promover a autonomia, geraram-se condições para a construção de conhecimentos, liberdade de expressão, criatividade, dialogicidade e o que Freire chama de “pensar certo”. Como produto final, foi elaborado um guia didático, que pode servir como recurso de aprendizagem a ser utilizado por outros professores de Educação Básica.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/3938
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV