dc.contributor.advisor | Spindola, Marilda Machado | |
dc.contributor.author | Cembranel, Cristiane Bonetti | |
dc.contributor.other | Zanol, Laurete Terezinha | |
dc.contributor.other | Mello, Kelen Berra de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-09T11:34:19Z | |
dc.date.available | 2018-11-09T11:34:19Z | |
dc.date.issued | 2018-11-09 | |
dc.date.submitted | 2018-08-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4164 | |
dc.description | Quais são os conhecimentos necessários à Educação, amparados pelas Neurociências que são efetivos para a construção do conhecimento matemático? As Neurociências têm amparado significativamente a Educação através de conhecimentos que implicam efetivos saberes. Os objetivos do presente estudo é identificar os conhecimentos necessários em relação à Educação e que, embasados nas Neurociências, possam fundamentar estratégias de ensino que estimulem e auxiliem o desenvolvimento dos processos ensino e aprendizagem da matemática. Busca-se, também, compreender como esses saberes podem auxiliar os professores a desenvolverem suas aulas no sentido de levar o estudante a construir um estado de maior conhecimento, de maneira eficiente e proveitosa, evocando suas memórias para consolidar a aprendizagem da matemática. Para concretizar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, e do tipo aplicada. Foi selecionada uma escola pública na cidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários iniciais, com os estudantes do terceiro ano Ensino Médio. Foram envolvidas três turmas. Uma delas chamada de turma alvo, composta por 27 estudantes. As outras duas turmas, chamadas de turma controle 1 e 2 eram compostas por 30 estudantes cada uma. As turmas controle 1 e 2 apenas participaram da pesquisa na coleta de dados e serviram como parâmetros para a equiparação dos resultados. A metodologia utilizada foi a elaboração de uma Sequência Didática Interativa, dividida em 8 unidades didáticas onde o conteúdo foi abordado de forma estratégica e subsidiada pelas Neurociências, para a melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática. O processo de armazenamento vai ser abordado sendo dividido em três sub processos: aquisição, consolidação e evocação. Também foram utilizadas as concepções do estudioso Lev Semenovich Vygotski sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores da mente e que estão presentes no processo de aprendizagem, entrelaçando-as aos saberes hoje comprovados pela área neurocientífica. Os resultados da investigação de campo sugerem que os estudantes e professores participantes têm apenas o senso comum sobre conhecimentos das Neurociências. Dentre as turmas analisadas, as quais participaram da pesquisa, foi constatado que a turma alvo teve uma melhora significativa após o desenvolvimento de algumas atividades que utilizaram estratégias de ensino e aprendizagem fundamentadas nas Neurociências. | pt_BR |
dc.description.abstract | What are the necessary acquirements for Education, supported by the Neurosciences that are effective for the construction of mathematical knowledge? Neurocienses have significantly supported education trough expertise that implies effective lecerning. The objective of present study is identify the necessary knowledge regarding education that , based on Neurociences, may substantiate theaching strategies that stimulate and assist the development of mathematical cal teaching aond learing in order to enchance the memorization. In order to achieve the proposed objectives, a qualitative and applied type research was carried out. A public school was selected in the city of Caxias do Sul in Rio Grande do Sul. Data collection was done through initial questionnaires with third – year high scool students. Three classes were involved. One of the them called target groups was composed of 27 students. The other two classes, called control class 1 and 2, were composed of 30 students each. Control groups 1 and 2 only participated in the research in the data collection and served as parameters for the matching of the results. The methodology used was the elaboration of an Interactive Didactic Sequence, divided into 8 didactic units where the content was approached strategically and subsidized by the neurosciences, for the improvement of the teaching and learning of mathematics. The storage process will be divided into three sub processes: acquisition, consolidation and evocation. The conceptions of the scholar Lev Semenovich Vygotski on the development of superior psychological functions of the mind involved in the learning process, were also asplied by interwining them with theory attested by the neuroscientific area nowadays. The results of the field research suggest that the students and teachers involved detain only the common sense knowledge of Neurosciences. Among the groups analyzed, which took part in the research, it was verified that the target group had a significant improvement after the development of some activities that used teaching and learning strategies based on the Neurosciences. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Cérebro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Neurosciences | pt_BR |
dc.subject | Brain | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Neurociências: um saber importante para a efetiva construção do conhecimento matemático | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4312349992549570 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | BONETTI, C. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |