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dc.contributor.advisorSantos, Rafael José dos
dc.contributor.authorBregolin, Débora Bresolin
dc.contributor.otherRech, Alessandra Paula
dc.contributor.otherAlves, Márcio Miranda
dc.contributor.otherMaciel, Maria Eunice de Souza
dc.date.accessioned2018-11-23T14:08:50Z
dc.date.available2018-11-23T14:08:50Z
dc.date.issued2018-11-23
dc.date.submitted2018-08-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/4172
dc.descriptionOs trânsitos de bens advindos do universo religioso de matrizes africanas têm transpassado barreiras e transmutado os limites entre o que é profano e sagrado. A Moda, entendida como linguagem, repleta de signos, significados, ícones e índices passa a ser uma via importante para tais trânsitos. Esta dissertação, por meio das análises de material de campo de três capitais brasileiras, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, visa interpretar estes trânsitos e suas ressignificações para os elementos do Candomblé que se transformam em códigos vestimentários e assim ultrapassam as fronteiras do que é profano e do que é sagrado. Para tanto, nos apoiaremos nas teorias de Peirce (2015) e Leach (1978), no que tange à análise semiótica e antropológica. Para observar a “dessacralização” dos objetos oriundos do Candomblé, este processo foi contextualizado nos termos da pós-modernidade de Jameson (1996) e Harvey (1992). As ideias de fluxos e pós-colonialismo através de Mbembe (2014) e Bhabha (1998) também foram averiguadas, assim como os conceitos de indivíduo de Hall (2005), foram debatidos, chegando a um novo conceito de singularidades proposto por Albuquerque (2007). Por fim, as teorias de Certeau (1994) e as elaborações sobre metamorfoses de espaço de Pintaudi (2011) foram utilizadas para a observação dos Mercados Públicos, espaços fundamentais de troca e ressignificação.pt_BR
dc.description.abstractThe transits of goods coming from the religious universe of African origins have pierced barriers and transmuted the boundaries between what is profane and sacred. Fashion, understood as language, full of signs, meanings, icon and elements become an important route for such transits. This dissertation, throughout the analysis of field work in three Brazilian city capitals – Salvador. Rio de Janeiro and Porto Alegre – aims to interpret their transits and their redeterminations for the elements of Candomblé that turn into dress codes and thus cross the borders of what is profane and of what is sacred. Therefore, the theories of Peirce (2015) and Leach (1978) are used to refer to the semiotic and anthropological analysis. In order to observe the "desacralization" of the Candomblé objects, this process is contextualized in terms of the postmodernity of Jameson (1996) and Harvey (1992). The ideas of flows and post-colonialism in Mbembe (2014) and Bhabha (1998) were also investigated as well as the individual concepts of Hall (2005), arriving at a new concept of singularities proposed by Albuquerque (2007). Finally, the theories of Certeau (1994) and the elaborations on metamorphoses of space by Pintaudi (2011) were used for a vision of the Public Markets, fundamental spaces of exchange and resignification.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectReligiousnessen
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectIdentity (Psychology)en
dc.titleA moda como linguagem :singularidades e códigos vestíveis no trânsito entre o profano e o sagrado do Candomblépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1632159636343811pt_BR
mtd2-br.author.lattesBREGOLIN, D. B.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorPolesso, Natalia Borges


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