Mostra i principali dati dell'item
Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil
dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Vargas, Irajá Aparecida dos Santos | |
dc.contributor.other | Vergani, Flávia Melice | |
dc.contributor.other | Teixeira, Lezilda Maria | |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T21:17:17Z | |
dc.date.available | 2018-12-13T21:17:17Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 00:00:00 | |
dc.date.submitted | 2018-11-27 00:00:00 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/4196 | |
dc.description | A coordenação pedagógica na Educação Infantil é uma temática pouco valorizada no âmbito escolar. Dessa forma, a presente pesquisa trata sobre a Comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor de Educação Infantil, buscando esclarecer a pergunta que deu origem à mesma: Em que aspectos o trabalho em equipe na escola pode ser facilitado pela comunicação entre coordenador pedagógico e professor? Iniciou-se a pesquisa após a realização do estágio obrigatório na função de coordenadora pedagógica, quando se decidiu realizar o TCC da Licenciatura em Pedagogia para esclarecer o papel do coordenador pedagógico, suas funções, seus desafios e suas perspectivas, procurando entender a comunicação entre coordenador pedagógico e o professor no espaço da Educação Infantil. A metodologia escolhida foi pesquisa participante, a qual foi realizada em uma escola de Educação Infantil. Os principais teóricos que contribuíram no diálogo sobre a temática da coordenação pedagógica são: Celso dos Santos Vasconcellos, Paulo Gomes Lima, Sandra Mendes dos Santos, Paulo Freire, José Carlos Libâneo, Carlos Rodrigues Brandão e Heloísa Luck. Nesse contexto, fez-se necessário e indispensável consultar as legislações, tais como: BNCC, RNCEI e DCNEI. Autores que versam sobre a coordenação pedagógica e suas práxis fundamentaram a procura por respostas para a pergunta principal, bem como contribuíram na análise dos dados encontrados. Para tanto, utilizou-se instrumentos da pesquisa bibliográfica, como também a coleta e análise de dados de professores ao coordenador pedagógico e sobre a importância da comunicação como eixo principal na relação desses profissionais no espaço da Educação Infantil. Assim sendo, esta monografia permitiu esclarecer o modo de comunicação entre o coordenador pedagógico e o professor da Educação Infantil, bem como entender um pouco da história, do papel, das funções e dos desafios desse profissional que é o coordenador pedagógico na Educação Infantil (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.subject | Educação de crianças | |
dc.subject | Professores de educação infantil | |
dc.title | Comunicação entre coordenador pedagógico e professor na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |