• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação de eficiência em instituições de ensino público: um estudo nas unidades do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Caroline Leal Prates.pdf (923.8Kb)
Data
2018-12-18
Autor
Prates, Caroline Leal
Orientador
Giacomello, Cíntia Paese
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência das unidades do IFRS, através da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica é indicada para avaliar a eficiência relativa de Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs), utilizando diferentes variáveis de entrada e saída, mesmo que estejam em diferentes unidades de medida, já que se trata de uma técnica não paramétrica. Foram utilizadas oito variáveis, sendo três de entrada e cinco de saída para 17 unidades. Os resultados permitiram classificar as unidades em três grupos pelo grau de eficiência. Foram sete unidades com eficiência relativa de 100%, seis atingiram o nível intermediário, bastando pequenos ajustes para alcançar a eficiência e quatro foram classificadas como ineficientes. A aplicação do DEA mostrou-se bastante útil, já que se trata de uma técnica flexível e que permite ao usuário realizar testes e validações, de forma a acompanhar a evolução da eficiência de cada unidade quando comparada com seus pares. Assim, o estudo pode contribuir com o fornecimento de subsídios para análise de decisão em unidades de educação profissional e para o desenvolvimento de estratégias e ações que busquem maior eficiência na melhoria da qualidade do ensino.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4204
Collections
  • Mestrado Profissional em Engenharia de Produção [53]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV